Se havia uma coisa que Bette Davis detestava era que seus filmes tivessem trilha sonora. Por coincidência o auge da sua carreira coincide com a do grande compositor Max Steiner, enquanto ambos estavam contratados pela Warner.
Ela teria se preocupado com o trabalho dele precisamente em Vitória Amarga (Dark Victory, 1939 de Edmund Goulding). Conforme relembra o Se Entertainment, enquanto filmava a cena mais dramática de Dark Victory (a parte em que sabemos que ela vai lá em cima para seu fim trágico), Bette Davis parou e perguntou ao diretor, "Quem está musicando este filme? Max Steiner?" O diretor disse que achava que sim. "Bem", Bette declarou: "ou eu vou subir as escadas ou Max Steiner está subindo as escadas, mas nunca nós dois juntos".

A atriz repetiria essa mesma história por décadas. Até por que, Vitória Amarga é seu desempenho mais pleno segundo a própria, injustamente ofuscado pelos grandes sucessos daquele ano, como ... E O Vento Levou (Gone with the Wind de Victor Fleming e outros).
Mas não havia problemas pessoais entre eles. Bette Davis o teria escolhido para compor a trilha sonora de Um Vida Roubada (A Stolen Life, 1946 de Curtis Bernhardt), único filme em que também foi produtora, o que deixa claro não haver problema pessoal entre eles.
Ao todo, Bette Davis e Max Steiner estiveram juntos nos créditos de vinte e um filmes. Na lista estão incluídos alguns de seus maiores papéis, como Escravos do Desejo (Of Human Bondage, 1934 de John Cromwell) Jezebel (1938) e A Carta (The Letter, 1940, ambos de William Wyler).
Nascido na Áustria em 1888, o músico é considerado um dos maiores artistas a trabalhar em Hollywood. Ainda criança, apadrinhado por Richard Strauss, genialmente compôs sua primeira ópera, ao migrar para os EUA foi natural encontrar trabalho na Broadway.

É de sua autoria composições ou conduções antológicas como o Tema de Tara de E O Vento Levou... , Casablanca (1942 de Michael Curtiz) e King Kong (1933). Ele foi indicado ao Oscar 30 vezes saindo vitorioso em três cerimônias.
Em muitos casos Max Steiner foi derrotado, mas seu trabalho é hoje infinitamente mais lendário do que o vitorioso. Ou dá pra comparar a música de Casablanca com a de Alfred Newman para A Canção de Bernadette (The Song of Bernadette, 1943 de Henry King)?
Em A Estranha Passageira (Now, Voyager, 1942 de Irving Rapper) levou o prêmio da Academia e ainda despertou a atenção dos estúdios para uma forma de renda então mal aproveitada. Seu tema ganhou letra e o título "It Can't Be Wrong", tornando-se um grande sucesso de vendas.
Após a morte do colega em 1971, Bette Davis disse que "Max entendia mais sobre o drama do que qualquer um de nós".
A primeira imagem é um oferecimento Vinnieh, a segunda Bloomberg
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.