Desenho dos anos 80 quase se tornou profecia catastrófica

0

 Thunderr, O Bárbaro, substituído por He-Man nas manhãs da Globo, logo foi esquecido, embora sua premissa seja uma das mais curiosas entre os desenhos 80’s. E por um triz se tonaria realidade.

Criado em 1980 pela Ruby Spears, empresa formada por dissidentes da Hanna-Barbera, tinha uma qualidade a mais na animação se comparamos ao que a tradicional empresa fez em séries como Super-Amigos. Ao todo existem 21 episódios, produzidos entre 1980-1982.

Como muito da cultura pop da época há respingos da Guerra Fria. Mais precisamente na visão de um mundo apocalíptica futurista, um mundo pós-hecatombe, medo crônico com que convivíamos.

Thunderr transitava por um globo devastado na companhia de Ariel e Ookla dois mil anos à frente, embora sua aparência fosse similar á de Conan (e a espada um arremedo de sabre de luz?).  Pode lembrar os cenários de O Planeta dos Macacos, mas também de tantas outros filmes, desenhos e quadrinhos posteriores, onde humanos (e criaturas) do amanhã convivem com escombros da atual civilização.

A desgraça planetária teria acontecido em 1994 quando um planeta se chocou com a lua, rachando em dois pedaços. Ou seja, 14 anos à frente de quando a série foi produzida e vinte atrás da gente agora, em 2014.

E as pessoas de duas décadas atrás lembraram-se da profecia de Thunderr ao ler nas notícias de que um cometa descoberto apenas em 1993 se chocaria com Júpiter. Em julho de 1994, o cometa Shoemaker-Levy 9 forneceu a cientistas do mundo todo a oportunidade de observar diretamente uma colisão extraterrestre entre dois corpos do Sistema Solar.

Aos nerds ele proporcionou um frio na espinha, aguardado a vinda dos tempos onde bruxos e mutantes transitariam após longo período de trevas. Mas nada demais aconteceu aqui na Terra (que saibamos...).

Aliás, no primeiro episódio do cartoon (Secret of the Black Pearl), os heróis vão ao que sobrou de Nova York. Lá imediatamente se deparam com as ruínas das Torres Gêmeas, que como sabemos, viraram cascalho em 2001.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)