Na difícil arte de colecionar filmes já perdi muito tempo tentando localizar algum. Mais tempo ainda tentando arranjar um programinha onde eu posso cadastrá-los de forma satisfatória.
Existem centenas deles, cada qual com seus prós e contras. O que menos tem contras é o EMDB (
baixe no site oficial clicando aqui) por ser freeware (de graça!), leve e muito simples de atualizar e utilizar.
Abrindo o programa, basta clicar em “inserir”, escrever o nome original do filme e mandar o programa catar o resto no IMDB, o mais confiável e tradicional banco de dados na internet. Há outros softwares que buscam em sites brasileiros, mas vá saber sobre a confiabilidade das informações...
Manualmente nos resta acrescentar o tipo de mídia (DVD, VHS, DVD-R, Super8, etc.) e alguma informação indicativa. Filmes em DVD-R eu guardo em cases numerados e por isso escrevo o número correspondente a cada registro.
Outra dica é nunca deixar de incluir o nome brasileiro ainda mais em filmes de línguas que temos menos familiaridade, o que dificulta buscar depois. E ficar de olho se puxou tudinho do IMDB, já que em caso de produções nacionais ou obscuras, costuma omitir cor, gênero, metragem, etc.
Ponto negativo do EMDB é que ele ignora títulos que o IMDB considera adultos. Se você tiver clássicos como Atrás da Porta Verde (Behind the green door , 1972 de Artie e Jim Mitchell) terá que adicionar manualmente tudo. Como são poucos, nem é tanto sacrifício assim.
No começo leva um bom tempo catalogando, mas depois, além de não perder nada de vista, é bem prazeroso de ficar fuçando. Pode-se ver, por exemplo, o que se tem ano a ano (a partir de 1910, tenho pelo menos uma produção de cada ano até 2012), quantos são de determinado diretor, ator, país, etc.
Ah, o nome do programa (EMDB) é uma referência ao Eric, criador do software. Quem doar uma pequena quantia pode te-lo customizado com a letra do seu nome, MMDB, no caso de você se chamar Miguel.
uhm, (me parece) meio exagerado um programa desse naipe para catalogar filmes de coleçaõ; eu uso o excell para anotar meus elepês e acho que já tá bão, mas se houvesse um programa desses para LPs quem sabe eu poderia considerar..., mas por enquanto e daqui do meu canto me pareceu boiolagem.
ResponderExcluirRefer, hahaha! Não é baitolagem não! Muito simples e organizado. Tentei Excell também, mas depois vira bagunça, confuso.
ResponderExcluirAh, o EMDB exporta arquivos de Excell.
Legau. Por falar em boiolagem, é muito complicado colocar foto do lado do nome nos comentários? Não tenho a menor ideia de como se faz isso.
ResponderExcluirRefer, tem outra vantagem ÓBVIA. Não precisa ficar escrevendo. Imagina nome por nome do elenco.
ResponderExcluirEle faz isso automático e ainda coloca a capinha ou poster referente.
Pra colocar a tua foto aqui, acho que é só criar uma conta no Blogger e colocar um avatar. Facinho!
Tenho uma lista muito da desatualizada em Excel, mas o programinha não é compatível pra Mac.
ResponderExcluir:/
Emanuela. Que pena! Tinha esquecido de adicionar isso no post. Só pra Win Vista, 7 e 8.
ResponderExcluirObrigado pela dica!
ResponderExcluirEstava mesmo há tempos procurando por um software competente para isso. Só continuo na minha busca de um de mesmo tipo para os CDs e livros.
Leo, pra livros seria uma boa mesmo.
ResponderExcluirEu tinha esse programa e formatei o pc, perdi todos os filmes catalogados. Conhece outro programa que faça backup?
ResponderExcluir