Descoberto num concurso de caça talentos da gigante produtora Toei, ele está por trás de boa parte do que se viu no cinema e na TV vindos do Japão a partir da metade dos anos 70. O que o torna muito mais do que um ator famoso de filmes de lutas.
Fundador da JAC (Japan Club Action), escola de treinamento de dublês, preparou talentos para séries como Jaspion, Jiraya e Changeman, só para citar três exemplos muito conhecidos no Brasil. Sua formação foi como pupilo do iconográfico coreano Kyokushin kaikan na década de 60.
Chiba veio a interpretar o mestre numa trilogia iniciada com Combate Mortal (Champion of Death/ Karate Bullfighter/ Kenka Karate Kyokushinken, 1975 de Kazuhiko Yamaguchi). A bem sucedida ousadia ajudou a transforma-lo em super astro.
Ou seja, ele não era apenas um ator simulando lutas, mas um praticante de quatro ou cinco estilos, faixa preta em todas. Nos 70, com o cenário cinematográfico dominado pelo karatê chinês, se destacou internacionalmente com judô, ninjutsu e kendo e até karatê de forma realista.
Dublês formados na JAC não se tratam apenas daqueles caras que substituem os astros nas cenas perigosas, mas pessoas aptas a lutar diante das câmeras. Há uma boa lista de nomes que passaram por lá e que se tornaram celebridades como Etsuko Shihomi e Hiroyuki Sanada, visto na série norte americana Lost.
Assim, o estilo Sonny Chiba está tradicionalmente perpetuado na cultura pop dos nossos tempos. Além do rosto encontrado com facilidade em centenas de produções cults e ele ainda está em atividade como ator.
A primeira e terceira imagem são um oferecimento Vintage Ninja
Veja também:
A estampa é a mesma, mas o cabelo...
Grandes nomes da pancadaria: Abdullah The Butcher
Grandes nomes da pancadaria: Jim Kelly
Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.
Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.