De se imaginar que a princípio nada deve ter sido fácil arranjar dinheiro para um filme que apostava no público negro. Filme que deu (literalmente) o pontapé inicial ao movimento Blaxploitation.
Logo depois os grandes estúdios abraçariam a lucrativa ideia. Shaft (de Gordon Parks ) do mesmo ano levou até um Oscar, ainda que com classificação R.
Enfim, o filme de 2003 parece ter carecido das mesmas dificuldades financeira, embora isso não invalide a importância de sua concepção. Reconstituição de épica muito abaixo.
O primeiro screenshote deste post, por exemplo, é quando aparecem várias fachadas de uma rua de cinemas, provavelmente a lendária 42th. O que a brasileirinha Igreja Universal do Reino de Deus faz ali em 1970?
A igreja do Bispo Edir Macedo foi fundada em 1977. Só se expandiria para outros países (atrás de imigrantes pobres como se percebe nas placas em espanhol nos EUA) décadas depois.
[Ouvindo: Body Sex Remix – Kraftwerk]
Epíteto de igreja caça-níquel é que nem nariz de bêbado, meu filho...
ResponderExcluirE eu te garanto que o Maiscedo não viu isso aí. Nesse tempo ele comia o feijão com farinha que o diabo amassou com o traseiro.
Letícia, aposto que os gringos na hora de fazer o filme pensaram que era algum exotismo sul americano muito tradicional.
ResponderExcluirAcho que o fenômeno é mundial e variadíssimo. Daí pra haver coincidências é um pulo.
ResponderExcluirLetícia, burrismo? É mundial! O nosso, como é um país pobre e limitado, onde todas as atenções só podem estar focadas pra um lado, fica mais evidente.
ResponderExcluir