Pancadaria literária

7
Nem só das intrépidas aventuras de Birgitte Monfort, ou de seus coleguinhas da ZZ7, viveram os pulp fictions brasileiros. Claro que não, né?

O Bombardeador é da década de 90, Editora Fittipaldi, mas segue o mesmo esquema pocket book, impresso em papel jornal. De ler numa tacada só!

Assinado por “Tony Carson”, pseudônimo também da série de bang bang O Chacal. Agora, tenho uma dúvida boa quanto à autoria da ilustração da capa.

Consigo ler Balieiro, e graças a isso, cheguei ao blog No Planeta Mongo. O ilustrador Antonino Homobono Balieiro desenhou aquelas HQs do Drácula da Bloch Editores e muitos outros trabalhos fortes em nossa memória afetiva.

Bem provável de que seja o mesmo artista. Não tenho certeza absoluta já que os quadrinhos estão assinados como Homobono.

[Ouvindo: The Gentleman Is A Dope – Diana Dors]

Postar um comentário

7Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. É isso mesmo, Miguel. O desenhista da capa desse pocket é o Antonino Homobono Balieiro. Ele fez centenas de capas para essa editora (que não sei se é Fitipaldi ou Fittipaldi). Ele assinava algumas vezes como Balieiro, outras como Homobono e outras ainda como Antonino. Um grande artista! Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  2. Francisco, o nome é editora é FiTTipaldi. Arrumarei no texto.

    Obrigado pelo comentário com a explicação do Balieiro.

    ResponderExcluir
  3. Miguel, a notícia é meio velha mas, lá vai:

    o Homobono foi homenageado por um bloco carnavalesco do Macapá essse ano:
    http://ivancarlo.blogspot.com/2011/02/bloco-homenageara-o-quadrinista.html

    http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n04032011_04.cfm

    o Francisco Uchoa que postou acima (e que tem um excelente blog) escreveu com o Ota (sim o da Mad) um texto no Jornal da ABI (Associação Brasileira de Imprensa) sobre a História das Histórias em Quadrinhos, vale a pena ler:

    http://www.universohq.com/quadrinhos/2011/n07022011_03.cfm

    no Formato CBR:
    http://hqpoint.blogspot.com/2011/03/jornal-da-abi-em-cores.html

    ResponderExcluir
  4. Anónimo, está tudo com o prazo de validade super em cima! Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. se você conhecer algum outro desenhista brasileiro indique a esse site do ilustrador Faoza Monteiro:
    http://www.tupixel.com.br

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, não é minha área, mas pode deixar! ;)

    ResponderExcluir
  7. O Tony Carson era o Antonio Ribeiro, ele usou esses nomes nos livros de bolso e quando precisou criar um herói pra substituir um italiano que tinha mais histórias, deu o nome de Tony Carson, ele e o Homobono trabalharam juntos em livros e quadrinhos:https://pt.wikipedia.org/wiki/Judas_(western)

    ResponderExcluir
Postar um comentário