Sem título

13
Vá ao cinema na Polônia

Pelo visto, poloneses são imbatíveis na hora de contar a seu modo pôsteres de filmes americanos.

Alguns são verdadeiras obras primas, outros, como no caso de A Mosca...

Isso é que é brincar com as expectativas da platéia!


Há alguns outros posteres poloneses no Shoot the Projectionist.

[Ouvindo: Datemi Un Martello – Rita Pavone]

Postar um comentário

13Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu não diria que os cartazes poloneses sejam "bonitos", mas óbviamente não é essa a intenção. São inquietantes, provocam um certo mal estar, muitas vezes até algum baixo-astral. Mas é essa uma das principais razões da arte, despertar emoções e fazer o "público" reagir.

    Um professor francês de pintura me disse há muito tempo que "arte é um exercício de liberdade".
    Você concorda, Miguel ?
    PS:
    Meu coração bate mais forte com os cartazes europeus, mas os meus olhos vibram com a estética figurativa dos cartazes americanos.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o de "Os pássaros" e "My fair lady".

    ResponderExcluir
  3. Jôka, idem, ibidem.

    E daí vem a discussão: será que o cinema se presta a esse tipo de reinterpretação?
    Será que os cartezes americanos são muito comerciais? Será que os cartazes poloneses são artísticos demais?

    Cris, eu amei o do Grande Gastby. E amei essa puta idéia que o Miguel teve.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Jôka P., pois é, os americanos talvez sejam menos livres... Vão direto ao ponto pelos propósitos comerciais. Li recentemente uma entrevista do José Mojica Marins onde explicava que o cinema americano está apoiado de forma firme em duas coisas: Astros e Gênero. Enfim, queria dizer que se não temos astros fora os da TV, precisamos apelar aos gêneros. Os cartazes americanos parecem confirmar o lance de "astro + gênero".

    Tia Cris, eu tb! O de Os Pássaros matou a pau pq faz uso até dos efeitos sonoros, a única trilha sonora que o filme tem, né?


    Letícia, os poloneses obrigam a pensar. É tudo o que um anúncio comercial evitaria já que é preciso bater o olho e decifrar imediatamente a imagem. Aliás, pensar quase sempre é a última coisa que os americanos querem provocar.

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei o Gatsby polonês!

    ResponderExcluir
  7. Raquel, estes que postei são alguns dos meus preferidos também no geral. Excluí um ou outro pq eram bonitos, mas mais "comuns".

    ResponderExcluir
  8. Miguel, é que eu tenho a opinião que o cinema é entretenimento. O que vier de arte e pensamento nele, ótimo e delicioso. Mas ambos devem vir espontamentamente. Dos criadores e do público. Jamé de um viés estatal.

    ResponderExcluir
  9. Letícia, concordo... Embora tenha cada vez mais preguiça para qualquer obviedade.

    ResponderExcluir
  10. Não sei se vc viu, mas eu publiquei isso também no COL há alguns dias. Engraçado é que na hora de escrever o texto eu lembrei de você e pensei: o Miguel vai adorar isso!

    É engraçado essa comunicação via blog. A gente não conhece uma pessoa ao vivo, mas já sabe de certas coisas que se identificam com essa pessoa.

    Um abração!

    Ah, sobre o video da Diesel que você tentou ver e havia sido retirado, eu encontrei outro e já substitui. Aquilo também é muito Miguel... hahahahah ;-)

    ResponderExcluir
  11. Nivaldo! Heheheheh Pois é verdade! As pessoas vão fazendo importância sem a gente conhecer! Mesmo no dia a dia me pego falando de gente daqui: Fulana isso, sicrano aquilo!

    Ah, não tinha visto seu post... Mas ele realmente é bem a minha cara! Salvei um monte! :))

    Olha! Fui pelo seu post, peguei o título do vídeo e achei um que outros postaram! MUuuuuuuuuuuuuito bacana! Uma idéia tão boa e simples que dá até raiva de não ter tido antes!

    ResponderExcluir
  12. Os posters da Polônia são verdadeiras obras de arte! kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Bardot, principalmente pra quem gosta de surpresas! haha

    ResponderExcluir
Postar um comentário