Sem título

11
A boazinha e a mázinha


A primeira versão de Mulheres de Areia foi exibida com muito sucesso pela Tupi em 1973 com Eva Wilma interpretando Ruth e Raquel. E Nem precisa pensar muito nesta foto pra saber quem é a gêmea gente fina e qual é a da pá virada!

O remake da Globo em 1993 conseguiu o mesmo resultado de ibope com Glória Pires tendo vida dupla. O curioso é que seu argumento foi descaradamente chupado por Ivani Ribeiro de Uma Vida Roubada (A Stolen Life, 1946) com Bette Davis.

Quando eu digo chupado, é chupado mesmo! Até a reviravolta na história, quando a boa sobrevive ao naufrágio e fica com a aliança da irmã morta, assumindo seu lugar (inclusive marido) é idêntico. O principal mérito de Ivani talvez seja o de esticar 103 minutos em cento e tralalá capítulos.

Era prática comum entre autores de novelas a "inspiração" em clássicos hollywoodianos. Muito de Selva de Pedra (1972 e 1986) Janete Clair pegou “emprestado” de Um Lugar ao Sol (A Place in the Sun, 1951) de George Stevens, e Ivani (de novo) Sabrina (1954) de Billy Wilder para Anjo Mau (1976 e 1997). Ambas, não por acaso, tão bem sucedidas que também mereceram atualizações 20 anos depois.

Na TV algo se cria?


[Ouvindo: Je N'aime Que Toi (Ludivine Sagnier, Louis Garrel & Clotilde Hesme) – Alex Beaupain]

Postar um comentário

11Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Tudo na TV é à Lavoisier. E creio que é pra ser assim mesmo. As tramas humanas básicas (mocinha injustiçada, troca de bebês, o empresário mau, a filha ambiciosa, a nova esposa que chega num ambiente impregnado pela morta, tudo já tinha sido escrito antes.

    Mas que Eva Vilma no papel de Ruth era muito mais glamouroso que Glória Pires, ah, isso era. Eu lembro (!)...

    ResponderExcluir
  2. QUASE TUDO SE COPIA! AH, FUMO FREE ONE, E SAMPOENA DE MENTA, TAMBÉM DE FILTRO BRANCO, E NÃO DÃO PIGARRO, NÃO. (FREE ONE É CIGARRO, TÁ!) AH, MIGUEL, OLHA ISSO:

    http://www.youtube.com/watch?v=eRa4wLEWj0w&feature=related

    E TAMBÉM: http://www.youtube.com/watch?v=pXr-BnTM0YE&feature=related

    HAHAHAHA, NEM SE DIGA QUE ALMODÓVAR É FÃ, RSSSS... DRAMA!

    ResponderExcluir
  3. Miss Davis é definitivamente a minha star number one e o La Dolce Vita o top of the top-blogs.
    Aqui você junta lé com cré, Miguel Andrade.
    Abç!

    ResponderExcluir
  4. Letícia, nem é uma questão de tramas humanas básicas... Nestes casos é quase plágio no ponto de partida.
    Enfim, acho que só eu vejo Glória Pires como atriz limitada, chegada num piloto automático que teve a sorte de ser a Maria de Fátima em Vale Tudo...

    Marcus, tua barba deve ficar amarelada! Eu mandei embora meu bigode ontem porque tava nojento! Já vou lá ver os vídeos.

    JÔOooooooooooooooka!!! Pensei que tivesse sido levado por alguma siriema lá de Copacabana!

    ResponderExcluir
  5. TÔ AQUI RAPÁ !
    Aqui meRRRRmo, mané !
    ;)

    ResponderExcluir
  6. Pergunta de louro:
    o que é uma siriema ?

    ResponderExcluir
  7. Ai, num sei, na minha cabeça era o mesmo que sereia... Vou ver no dicionário pra ter certeza.

    ResponderExcluir
  8. Ix, acho que não existe. O Houaiss só tem Siriemo...

    ResponderExcluir
  9. Eu vi o filme da Bette Davis. O mocinho era Glenn Ford. Ele era amigo da gêmea boa, aí a má casava com ele. Um dia, ele vai comprar uma roupa pra gêmea má, de aniversário, encontra a boa e pede ajuda para escolher o traje. Pergunta se ela sabe o tamanho da mulher dele. Ela sabia, claro. E eu imaginando as vantagens de ter uma gêmea que experimentasse roupas para mim (sempre detestei isso). No fim, o Glenn Ford sabia que a Bette Davis boa havia deixado a má morrer no passeio de barco. Filme bem legal mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Olga, pois é! Filme legal mesmo. Tenho em VHS, é mais um pedindo socorro pra ser convertido em DVD. Sempre detestei experimentar roupa também. Era pior quando se precisava de costureira antigamente; Ficar em pé, e alguém metendo alfinetes...

    ResponderExcluir
Postar um comentário