O Nome da Rosa

0
Sempre achei tudo saber que o segundo nome de uma de minhas irmãs foi tirado da criação mais famosa de Maurício de Souza. A diferença é que o da sorela tem grampinho ao invés de chapeuzinho do vovô na letra "O". A história do meu é curiosa, e me fascinava na infância, já que era inconcebível que um adulto se chamasse Miguel. Me assustava crescer e perder o nome. Era incômodo "Miguel Franoná" (nem me lembro como se escreve isso, e a preguiça de procurar o Dicionário da Globo também não ajuda em nada), o Raul Cortez em Água Viva. Foi assassinado, o que considerei um alívio. Grande Gilberto Braga e seus milionários mortos à procura de um culpado! Mas minha mãe sempre contou que seria Nuno. Oh! Graças a um menino mal educado que morava no apartamento acima, que também era Nuno, sacou Miguel de uma de suas fotonovelas favoritas. Cruel como só as mães sabem ser, me jogava na cara que mudou, mas "por castigo divino és pior que o outro". Miguel gera os mesmos e óbvios apelidos: Mi, Lito, Miguelito. Fala sério! Mi aprendi a gostar, Lito lembra litro, e Miguelito me soa irônico, debochado, etc. Tipo Los Três Amigos. " -Como te chamas? - Miguelito", Laertón saca sua arma e: "POW! Chamavas!" Huahuahauahauahau. Mas dá pra gostar vindo à mente Marylin Monroe, sempre sinal de bom agouro quando a vejo estampada em qualquer lugar (e a vejo muito, acredite!), cantando Heat Wave: "-Chico, Miguelito!". Ultimamente mais ouço Fessor e Professor. Posso estar tomando um cafezinho com um aluno fora da escola e continua me tratando por professor... Nem me estressa, só não tolero "teacher". Dependendo do meu humor (Humpf!) nem atendo. E esse povo daqui que tem sobrenomes complicadíssimos!?! Suor frio na hora de conferir os presentes na classe. Acostumado com o seu, óbvio, me corrige como se eu estivesse cometendo um erro de redundância gramatical. Traz o Záccaro que ele consegue falar direitinho esse monte de g, f, s, meu filho! E todos que têm a idade do meu sobrinho mais velho são Thiago. Com 19/20 anos são Jenifer, Jonatã e eles nunca ouviram falar do casal Heart, olha que absurdo! Seguindo essa linha, seriados clássicos tem a Sabrina, Kelly, Samanta entre outras homenagens a mocinhas de escova nos cabelos. Da música vem alguns Roberto Carlos, quase quarentões. Adolescentes pedem a cada semana para serem chamados por nomes diferentes e na chamada para não se falar sobrenome ou nomes do tipo Maria. Aliás, naquelas centenas de listas amarelas deve ter outros milhares de casos "raros", mas o mais difícil desse ramo é associar tantos rostos com o título que a progenitora lhes achou merecido. Sorte não dar aula para as filhas da Baby do Brasil... Pensou?

[Ouvindo: i love my daddy - ELECTROCUTE ]

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)