Drácula de 1931 fugiu da sexta-feira 13

0
E a gente lembra logo de Bela Lugosi quando o assunto é Drácula. O interprete da primeira versão oficial do monstro, dirigida por Tod Browning em 1931, moldou o personagem para sempre.

Antes dele o papel iria para Lon Chaney, o célebre Homem das Mil Faces que morreu pouco antes das filmagens começarem. A solução mais obvia foi chamar Lugosi, que já fazia o personagem no teatro.
O Dr. Gangrene’s publicou em seu blog o convite da pré-estreia do filme em 1931 que está num site de leilão e possui algumas peculiaridades, embora lindo. A mais óbvia é que na parte frontal o Drácula não lembra nada o rosto do Bela Lugosi, ao contrario dos outros atores.
 Pode lembrar sim um pouco o Chaney, mas a arte teria sido feita tanto tempo antes assim? Aliás, o estilo do vampiro na imagem é muito aquele tipo de Drácula de têmporas brancas que a cultura pop abraçou em tantas refilmagens e adaptações.

Outra peculiaridade ali é que há algo rabiscado embaixo do Roxy e a data indicando dia “Quinta-feira, 12 de fevereiro, aniversário de Lincoln” está desalinhada, como se fosse alterada depois de pronto. No Photoshop o blogueiro conseguiu ler o que estrava rabiscado: “Na próxima sexta-feira, 13 de fevereiro”!   
Sim! O primeiro Drácula oficial iria ter sua pré-estreia numa sexta-feira 13! Por alguma razão o estúdio achou mais relevante adiantar um dia e levar em conta o aniversario do ex-presidente Lincoln!

Ao que parece naquele tempo as sextas-feiras 13 não tinham o mesmo peso supersticioso que têm hoje.  Ou, o que acredito ser mais plausível, a Universal pode ter achado que seria zica demais lançar um filme de terror numa sexta-feira 13.

A pré-estreia foi em Nova York na quinta, 12, porém, no resto do país foi no sábado 14! E hoje não há filme de terror que não queira uma sexta-feira 13 pra ajudar a atrair público aos cinemas logo na estreia...

Fazia apenas 66 anos que o presidente tinha sido assassinado, então, seu aniversário ainda tinha um bom peso como data especial. Dr. Gangrene’s nos lembra que havia menos distanciamento entre a morte de Lincoln e o lançamento do filme do que o lançamento do filme para hoje: 88 anos!

No Brasil Dracula estrearia em 17 de agosto daquele mesmo ano. Foi um arrasa quarteirão espetacular, numa época em que filmes de terror ainda não estavam popularizados como gênero.

Veja também:
Amante nada secreta de Bela Lugosi
Filho de Lugosi foi o melhor amiguinho dos monstros

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)