Não! O primeiro beijo inter-racial da TV não foi o de Star Trek

0
 Nesta semana voltou a circular nas redes sociais matéria de2018 da Revista Galileu da Editora Globo comemorativa aos supostos 50 anos do primeiro beijo inter-racial da história da televisão. Teria acontecido em um episódio de Star Trek (Jornada nas Estrelas) exibido pela primeira vez em 10 de setembro de 1968.

No episódio "Plato's Stepchildren" (E10S03) o Capitão Kirk e a tenente Uhura ficam em transe e acabam praticando o então escandaloso beijo. O ato rendeu a emissora verdadeira chuva de cartas reclamando da afronta a moral e bons costumes.

Pela gigante base de fãs da série de ficção científica, consagrou-se o fato histórico a ela, mas em 2015 descobriram cenas em episódio da novela britânica Emergency - Ward 10 de 1964 com um beijo inter-racial. E foi beijo de afeto, não um beijo não consensual por meio de "hipnose" como Star Trek mostraria quatro anos depois.
Joan Hooley e John White em Emergy Ward 10,  episódio de julho de 1964
Porém, depois ainda descobriu-se que este também não foi o primeiro beijo entre pessoas de origens étnicas diferentes na televisão! Em 1958, portanto, mais de uma década antes de Star Trek, telespectadores da rede britânica ITV assistiram a um beijo inter-racial no teleteatro Hot Summer Night de Ted Willis.
Andrée Melly e Lloyd Reckord em  Hot Summer Night de 1 de fevereiro de 1959
Então foi pelo menos o primeiro da TV americana? Desconsiderando o casal da série I Love Lucy (1951 a 1957) formado por uma atriz de ascendência europeia com um homem hispânico de origem cubana por ele ser considerado branco, ainda houveram beijos de caucasianos a atrizes de ascendência asiática nas séries  Adventures in Paradise (1960), Os Destemidos (I Spy, 1966) e James West (The Wild Wild West, 1966) .
Os Destemidos - Episódio The Tiger, 5 de janeiro de 1966
 James West - Episódio The Night the Dragon Screamed, 14 de janeiro de 1966
Fora da ficção os norte americanos viram uma garota branca beijando um homem negro (quase na boca) em 1967, um ano antes de Star Trek, em Movin' with Nancy, especial de fim de ano da cantora Nancy Sinatra. Foi bem rápido entre ela e Sammy Davis Jr.
Nancy Sinatra e Sammy Davis Jr no especial Movin' with Nancy de dezembro de 1967
Na faixa de comentários de quando o especial saiu em DVD em 2009 a cantora diz que o beijo pueril no amigo de seu pai foi deliberadamente no final das gravações daquele número.  Era o último dia de filmagens e depois ele não estaria mais disponível, forma para que não fosse cortado na edição por pressão de emissora ou anunciantes.

Aqui no Brasil é ainda mais complicado precisar quando aconteceu o primeiro beijo inter-racial na TV porque tivemos muitos teleteatros desde a sua inauguração, em 1950. Porém, mereceu destaque no documentário A Negação do Brasil (2000 de Joel Zito Araújo) a novela Antônio Maria escrita por Geraldo Vietri para a TV Tupi entre 1968 e 1969.
Jacira Silva e Marcos Plonka em Antônio Maria (1968/1969)
Nela a empregada Maria Clara, interpretada por Jacira Silva, conquistou destaque na trama se relacionando com o bondoso Honório Severino, interpretado pelo ator e humorista Marcos Plonka. O casal chega a se casar e o noivo dá um beijo na testa dela. Severino declara olhando pra câmera: “Eu também amo a Maria Clara. O que importa se ela é de cor se a alma dela é branca e pura? É só isso que interessa”.  

Voltando à Star Trek, por enquanto, podemos considerar mais correto considerá-lo como o primeiro beijo entre um  ator branco e uma atriz negra apenas na TV dos Estados Unidos. Não foi o primeiro inter-racial daquele país, nem o primeiro da história de toda televisão.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)