Por onde anda a Tia Espanhola do Omo

2
 Anúncios do sabão em pó Omo eram constantes na programação da TV durante as décadas de 80 e 90. Um deles, especialmente, marcou , embora pouquíssimas pessoas devem se lembrem hoje antes de revê-lo.

Nele uma dona de casa ladeada por duas garotas sai de supermercado quando é interpelada por uma repórter que lhe pergunta como ela escolhe a marca do sabão em pó. Mas quando ela responde ouve-se um portunhol, conforme você deve assistir no player abaixo.
Segundo o vídeo publicado no YouTube, a propaganda foi exibida em 1986. Suspeitávamos que era algo estrangeiro, por ser um produto de multinacional e que por algum motivo esqueceram de dublá-la em nossa língua.

Bem, mas a repórter fala em português do Brasil bem claro. Pela voz e o penteado parece ser a Magdalena Bonfiglioli que se tornaria famosa ao chorar enquanto explorava as mazelas humanas em programas como o Aqui Agora e Ratinho, todos do SBT (só podia, né?).
O GC revela o suposto nome da dona de casa: Elena Gomez de Molina. Sou doido pra googlar esses nomes que aparecem na publicidade para saber se são pessoas reais (Lembra do dentista da Colgate?).
Confesso que ainda tinha a esperança de pegar alguma pista sobre o porquê dessa dona de casa falando em portunhol. Nossa publicidade jamais foi conhecida por abraçar a diversidade, seja ela uma outra língua ou qualquer outra coisa (o concorrente Garoto Bombril satirizou o sotaque da Elena em uma peça deles).

Eita, que cheguei até o obituário do Miami Herald do dia 6 de agosto de 2017. Elena Forcade Gomez de Molina estava com 73 anos e havia falecido no dia 30 de junho, deixando três filhas e netos.

Se é a mesma pessoa, em 1986, ano em que apareceu na TV do Brasil testando Omo, ela estava com cerca de 42 anos. Deve ser ela! E a fisionomia na foto do obituário lembra bastante a senhora da propaganda.
Pelo texto do jornal de Miami, Elena não era uma atriz, mas uma pessoa anônima mesmo, como sugeria o antigo anúncio de sabão em pó.  Os íntimos lhe chamava de Nena e lamentaram a ausência de sua risada contagiante.

R.I.P. Tia Espanhola do Omo. 

Veja também:
Pessoas de jaleco nos anúncios são reais?
O pioneiro Omo
A verdadeira mãe do Assassino da Encruzilhada

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Hello!

    Eu sou Cristina, filha da tia espanhola e a que esta do lado izquerdo da minha mae na foto assima.

    Primero, me desculpe o Portugues. Saimos do Brasil en 1987!
    Um amigo nos enviou o seu artigo e minhas irmas e eu ficamos muito felizes en leer-lo ja que nossa mae faz muita falta para nos.

    O comercial foi assim mesmo. Estavamos no El Dorado shopping com minha melhor amiga (que tambem sai no comercial) e alguem nos pregunta se queremos fazer um teste para un comercial. Minha mae disse que sim.

    Haviam varias pessoas na nossa frente e no nosso turno caminhamos e minha mae respondeu.

    Meses depois, nos ligarao para filmar a segunda parte. Por incrivel que pareza a historia e verdade ... minha mae comecou a usar Omo!

    No comercial ela fala que e uma pena nao ter descuberto antes. Ela diz isso por que ums meses depois do comercial, nos fomos embora do Brasil. Nos mudamos para o Maroccos en 1987 e para os Estados Unidos en 1990 onde meus pais moraram ate falhercerem en 2017.

    Foi uma alegria leer o seu blog e agradecemos muito a sua curiosidade!

    Um abrazo,
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Oops. Esqueci de comentar ... minha mae era Cubana e mesmo depois de morar no Brasil 17 anos, ainda tinha aquele sotaque!

    ResponderExcluir
Postar um comentário