Músicas para embalar Kika

0
Quando fez Kika em 1993 Pedro Almodóvar havia tretado com todos os compositores que já havia trabalhado. De Bernardo Bonezzi, parceiro dos tempos de La Movida, Ryuichi Sakamoto, ao gênio Ennio Morricone, teve atritos com todos!

Então ele havia desistido de ter uma trilha sonora original para seu filme. Veja bem, não estamos falando sobre aquelas canções obscuras que Almodóvar geralmente revive em seus filmes, mas da música que ajuda a narrar a história.

Kika utilizou várias músicas antigas selecionadas pelo próprio diretor em sua coleção de discos. Abaixo você conhece todas elas segundo a ordem em que tocam pela primeira vez, a maioria nas mesmas gravações utilizadas no filme.

Danza Española Número 5 (London Symphony Orchestra conduzida pelo Maestro Ataúlfo Argenta)
Créditos iniciais do filme! Toca uma segunda vez quando Ramón (Àlex Casanovas) ressuscita e vai andar de trem.

Se nos rompió el amor (Fernanda de Utrera e Bernarda de Utrera)
Canção que costuma aparecer nas coletâneas dedicadas a Almodóvar. Toca logo após os créditos iniciais, quando Ramón está no carro.


Concierto para bongo (Pérez Prado)
Verdadeiro hit de Perez Prado, já mereceu post aqui do blog por ter sido utilizada também em horror da Hammer. Em Kika toca algumas vezes para Andrea Caracortada (Victoria Abril), sendo a principal delas quando apresenta “A procissão dos pecados”.


Guaglione (Pérez Prado?)
Ouvida na primeira grande sequencia do voyeur. Nos créditos do filme não há indicação de quem conduz a versão bem latina do tema, mas parece ser esta de Pérez Prado.



Luz de Luna (Chavela Vargas)
Outra canção fácil de ser encontrada nas coletâneas para fãs do diretor espanhol. Uma das muitas inserções da mexicana Chavela em seus filmes, aqui aparece sendo dublada por Bibiana Fernández (na época Bibí Andersen) antes de se tornar uma das vítimas e é escutada pela vizinha do apartamento inferior, Kika.

Mamá yo quiero (Pérez Prado)
Escutamos a marchinha composta pelos brasileiros Jararaca e Vicente Paiva no segundo ponto de vista do voyeur, até pouco antes do violador entrar no apartamento.


The Car Lot, the Package (No filme é conduzida por Tomás Garrido )
Composto por Bernard Hermann originalmente para Psicose (Psycho, 1960 de Alfred Hitchcock), toca durante o flashback de Ramon sobre a morte de sua mãe.


Youkali, Tango Habanera (Armadillo String Quartet)
Ramon volta até a cena do crime e descobre mais um cadáver e a verdade sobre o padrasto (Peter Coyote).Habenera nunca foi tão sinistra quanto nesta versão da Orquestra de Cordas Armadillo,


La Cumparsita (Xavier Cugat)
O final quase feliz é ao som do maestro Xavier Cugat, enquanto sobrem os créditos. Um bom jeito de sair da sala de cinema.

E todo o resto filme? NADA! Nada além dos diálogos. A experiência valeu?

Após Kika, Almodóvar contou com Alberto Iglesias em A Flor do Meu Segredo (La flor de mi secreto, 1995). E não parou mais! O novo Dor e Glória (Dolor y Glória, 2019) será a 11ª colaboração entre Almodóvar e o compositor.

Veja também:

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)