Filmes em cartaz no Brasil em 1980!

1
Tem um momento de Amor, Palavra Prostituta (1982 de Carlos Reichenbach) que um dos protagonistas sai pelo centrão de São Paulo gastando o dinheiro que roubou de um enforcado. Acabamos vendo o que estava em cartaz nos cinemas da capital.

O filme do Carlão é de 1982, mas pelas produções sendo exibidas no momento, as filmagens aconteceram em 1980. Tanto Superman II: A Aventura Continua (Superman II de Richard Lester e Richard Donner) quanto O Iluminado (The Shining, de Stanley Kubrick) ainda iriam estrear no mesmo dia 25 de dezembro.
Perceba que o nome de Gene Hackman sobrepõe-se ao do protagonista Christopher Reeve. Mesmo sendo a segunda aventura do herói, após toda aquela febre da produção de 1978, a Warner destacava o vilão.

Já O Iluminado trazia o nome do diretor Kubrick acima do título do filme, honraria para poucos. E abaixo os que estavam sendo exibidos mesmo: Sexta-Feira 13 (Friday the 13th de Sean S. Cunningham) e Tom Horn, O Cowboy (Tom Horn de William Wiard), tardio faroeste com Steve McQueen.

No IMDB consta que este primeiro Sexta-Feira 13 estreou no Brasil em 1º de dezembro de 1980. Como a data de estreia de Superman II e O Iluminado que está no site bate com o que aparece no filme, dá pra apontar que Amor, Palavra Prostitua teve essas sequencias rodadas em dezembro de 1980.
Caminhando um pouco, em outro cinema estava em cartaz Giselle o polêmico e arrebatador filme brasileiro dirigido por Victor di Mello. Mais de 2 milhões de espectadores, conta-se, abririam as portas a um filmografia cada vez mais picante.
Em outro cinema estava finalmente em cartaz A História de 'O (Histoire d'O de Just Jaeckin). Espécie de avô do Não Sei Quantos Tons de Cinza, e uma das muitas versões do romance de Dominique Aury, alcançava o status de “obra-prima” no desbunde sensual dos anos 70.
Estrelado por Udo Kier, essa versão foi lançada na verdade em 1975, a toque de caixa após o diretor Jaeckin ter dado ao mundo Emmanuelle no ano anterior. Levou cinco anos para estrear no Brasil, naqueles tempos cinzentos em que senhores estranhos decidiam o que podíamos ou não assistir.

E ainda não acabou! Podemos ver que Roller Boogie de 1979 também estava em cartaz nestas terras tropicais, embora, acho que nem a Linda Blair se lembre dele.
Roller Boogie é uma daquelas produções da época que seguindo os moldes dos Embalos de Sábado á Noite (Saturday Night Fever, 1977 de John Badham) tentavam ressuscitar os musicais no ritmo disco/pop. E como tantos outros, foi um fiasco de bilheteria!

Bom, tudo isso e apenas o que aparece no filme do Reichenbach. Em 1980 tinha filme de Super-herói, cowboy, terror, erotismo, musical, nacional, norte-americano, europeu, tinha filme para todos os públicos!

Enquanto aqui, quase 40 anos depois, um único filme de super-heróis norte-americanos ocupa 80% das salas de todo o país. Não tem como não achar muito estranho estarmos vivendo essa versão de "Invasion of the Body Snatchers" da vida real...

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário