Primeiro lugar na parada da URSAL

0
Tango dos Barbudos é uma coletânea de tangos famosos lançada na Itália em 1961. E foi um sucesso nas vitrolas mais antenadas, como os ventos que sopravam no período após a Revolução Cubana em 1959.

A primeira faixa leva o mesmo título do disco e começa com um tiroteio, mas hit é Tango Fidel que se encontra no lado B. Você pode ouvir no player abaixo.
O compacto, que não deixa de ser mais uma apropriação dos movimentos populares pelo capitalismo, é um trabalho do italiano Vinicio E Sua Orquestra. Ele também foi distribuído em outros países da Europa.

Em Portugal, de onde veio a capa que ilustra este post, chegou oportunamente por volta de 1974, segundo a pessoa que publicou a faixa acima (Artigo no jornal Público diz que é bem antes e houve uma tentativa do governo de confiscá-lo) . Ano em que o país viveu a Revolução dos Cravos, ou Revolução de Abril.

Quando saiu em LP preservaram a arte, mas o nome virou Música Para Dançar, bem mais apto para públicos de todas as vertentes políticas despostos a cair no tango. Claro que o slogan revolucionário “Por nos, por vos (por todos)” também cairia nessa nova versão, sendo trocado por “Super Budget”.
Observando a discografia do Vinicio podemos julgar não haver intenção política alguma além de celebrar o momento. Também são dele os discos Dracula Tango, Satanik Tango (Referência ao personagem pulp dos quadrinhos) e Tango 007, pra você ver como o que valia era estar na crista da onda.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)