Joan Crawford e Barbara Stanwyck melhores amigas pra sempre

0
Dizem que quando Joan Crawford morreu em 1977 haviam apenas duas fotos decorando seu apartamento: Uma era do presidente John Kennedy e a outra da colega Barbara Stanwyck.  As duas lendas preservaram uma amizade que durou décadas!

Como sabemos como o mundo é e até foi, em alguns momentos, rentável para ambas, a inimizade de Joan com Bette Davis é bem mais conhecida e saboreada por fãs até hoje. Stanwyck nem é citada em Feud, série de 2017 que retratou a conturbada relação entre Joan e Bette.
Crawford e Stanwyck se conheceram ainda jovens, mas os elos teriam se estreitado quando eram vizinhas na Califórnia, segundo Christina Crawford, filha de Joan. Numa noite, para escapar das agressões do marido Frank Fay, Barbara escalou e pulou o muro que separava as casas e pediu abrigo à amiga e assim viveu cerca de uma semana com Joan Crawford.

De postura rígida, mas de temperamento oposto ao de Joan nos sets era muito querida por quase todos. Marilyn Monroe era uma novata quando co-estrelou Só a Mulher Peca (Clash by Night, 1952 de Fritz Lang) e contou que dos veteranos de Hollywood apenas Stanwyck lhe foi gentil.
Stanwyck lendo as notícias na cama com a foto do esposo Robert Taylor no criado mudo
Missy, como era chamada pelos mais próximos, tentou estrelar Almas em Suplício (Mildred Pierce, 1945 de Michael Curtiz), afinal, já tinha sido uma mãe guerreira em Stella Dallas, Mãe Redentora (1937 de King Vidor). Joan Crawford chegou na frente e conquistou seu primeiro e único Oscar, coisa que Barbara Stanwyck nunca conseguiu, embora tenha sido indicada quatro vezes e levado um premio honorário da academia em 1982.

A jornalista de mexericos Shirley Eder conversou com as duas já no final da década de 60 em Nova York e gravou. Crawford conduziu a conversa e, como quem sabe bem da personalidade geniosa da amiga, Stanwyck se manteve reverente e ainda lembrou que Joan tem um retrato seu na sala facilmente há 20 anos, o que foi prontamente corrigida pela outra, porque na verdade eram 22 anos!
Com seus respectivos maridos Franchot Tone e Robert Taylor na década de 30  
Mas a amizade era totalmente off hollywood e foram perguntadas porque não se socializavam também quando estavam na Califórnia, se era sinal de que a carreira vinha em primeiro lugar e Joan Crawford gritou que  “bem, nós precisamos. Isto é um negócio. Somos treinadas e criadas em um negócio.”. 
O blog Stargayzing, explica bem que “A entrevista estabelece que essas duras estrelas de Hollywood são BFFs porque Stanwyck admira Joan e Joan gosta que Stanwyck admira Joan. “

Em outra entrevista ainda à Eder, mas agora sozinha, Stanwyck se lembrou dos primeiros anos em que conheceu Crawford pessoalmente, nas badalações de Hollywood dos anos 30: “tão má, tão desagradável, tão amarga”. Numa festa realizada pela filha de Louis B Meyer (chefão do estúdio MGM), Joan teria ficado mortalmente ofendida por não estar sentada à mesa principal.
Crawford não se importar em fazer uma cena na casa da filha de seu tirânico chefe diz muito sobre seu temperamento. "ela era um filha da puta desagradável... fiquei chocada!"  exclamou Stanwyck antes de afirmar que Joan é do tipo que pode "olhar bem nos nossos olhos e mentir".

No site The Best os Everthing há pelo menos uma carta de Joan para Barbara  muito divertida, mas que dá a entender que houve alguma rusga que elas tentavam superar. Datada de 1962, provavelmente Stanwyck enviou de volta adicionando um comentário à mão.

Literalmente ela diz:
22 de dezembro de 1962
Barbara querida,
Seu cartão de Natal é a coisa mais alegre, mais charmosa e mais feliz que já vi. Obrigado por pensar em mim.
E agora vamos acabar com esse absurdo - estarei em Los Angeles em janeiro e, porra, vamos jantar juntas.
Feliz, feliz Ano Novo, Barbara querida.
Amor, Joan

Aí a outra escreveu abaixo com uma letra enérgica: "Que linguagem! REALMENTE!!!"

E assim, não se largaram nunca. Tiveram um romance? Foram amantes? Provavelmente! Ou não, embora imaginar esses dois totens da era de Ouro de Hollywood se relacionando como um casal em meio a tanto machismo e homofobia tenha um sabor especial.

Com infos do Stargayzing

Veja também:
O menino que amava Joan Crawford
Joan Crawford Vs. Liz Taylor: A treta!
10 coisas que fazem o coração de Barbara Stanwyck bater mais forte

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)