Estreia de Gretchen no cinema e o erro que todos nós acreditávamos

1
O fenômeno Gretchen estreou no cinema em 1979 sob direção do chanchadeiro J.B. Tanko.  O filme era o musical Vamos Cantar Disco Baby, veículo para levar às telas o grupo feminino As Melindrosas.

Ela interpreta uma assistente social social do orfanato religioso em que as Melindrosas moram. Gretchen tem um número musical com a canção “Mulher Outra Vez" que você assiste no player abaixo.

A história é aquela majadíssima em muitas fitas americanas da Sessão da Tarde. Um grupo de empresários malvados quer derrubar o orfanato para construir um shopping, mas as Melindrosas após um sonho mágico ganham o poder de cantar e passarão o tempo todo fazendo isso mesmo.

Em sua formação original As Melindrosas tinha as irmãs Sula (na época Suely) e Yara Miranda mais a amiga Paula. Fizeram muito sucesso com o LP Disco Baby, onde em coro cantavam musicas populares infantis em ritmo de discoteca semelhante ao que a Harmony Cats fizeram na época.
Viajante Do Tempo Real
E o erro histórico você já deve ter percebido no parágrafo acima. Gretchen nunca pertenceu às Melindrosas. NUNCA! É uma pergunta até que boa pra um quiz e que muita gente erraria.

Inclusive o verbete do grupo na Wikipédia consta que Gretchen saiu após alguns meses para seguir a bem sucedida carreira solo que dura até hoje. E é essa info que está espalhada pela web afora!

Eu mesmo vivi até aqui jurando que sim, mas a própria Gretchen explicou em um episódio de Os Gretchens, reality show do canal Multishow, que obviamente, reuniu as irmãs Miranda em 2017. Sua carreira foi desenvolvida paralelamente à das irmãs, seu primeiro compacto teria sido gravado antes do LP Disco Baby, mas saiu logo depois.
As Melindrosas Sula e Yara em 2017 no Multishow

Ocasionalmente ela fez participações em gravações e apresentações como no caso do filme, mas não era uma “melindrosa”. Ela e as irmãs eram da mesma gravadora, a lendária Copacabana, o que estreitava a possibilidade de  ~ feat. ~.

Talvez por ter feito muito, mas muito sucesso mesmo, Gretchen, que ironicamente retirou seu nome artístico do título de um filme (Aleluia, Gretchen, 1976 de Sylvio Back)  não teve uma carreira muito longa no cinema. Participaria depois de Aluga-se Moças (1982), A Rota do Brilho (1990), ambos sob direção de Deni Cavalcanti e  do documentário biográfico Filme Estrada (2010 de Eliane Brum, Paschoal Samora).
1982 Vs. 1994: Gretchen como atriz para Deni Cavalcanti 
A Rota do Brilho foi lançado nas telas em 1994, no embalo do escândalo da modelo Lílian Ramos ter sido fotografada sem calcinha ao lado do presidente Itamar Franco. Foi seu nome, não o de Gretchen, que recebeu destaque no pôster e nas primeiras capas do VHS.

Em 1994 Gretchen estava bem distante de seus tempos áureos, mas nada como um dia após o outro e daquele elenco é a única a ser celebrada hoje. Nunca vi memê da Lilian Ramos.

Veja também:
Os Três Patinhos, os amiguinhos da Gretchen
A fotonovela da Gretchen

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Caramba, eu também achava que a Gretchen foi das melindrosas...

    Miguel, sobre o Rota do brilho (título tão genial que usei como e-mail por anos), ele é de 1990, e na capa original tinha destaque era para o Alexandre Frota, mas tinha fotos da Gretchen e da Lilian Ramos. Foi relançado em 1994 porque a lilian Ramos aparece 15 minutos no filme. você confere as duas capas e uma resenha do filme aqui: ​

    http://filmesparadoidos.blogspot.com/2011/08/rota-do-brilho-1990.html

    ResponderExcluir
Postar um comentário