Bela Lugosi surpreende ao vivo na TV

0
O tradicional programa do comediante Red Skelton teve uma noite de terror em junho de 1954. Recebeu no mesmo palco Bela Lugosi, Lon Chaney Jr. (respectivamente Drácula e Lobisomem dos filmes 30’s da Universal) e Maila Nurmi a Vampira.

Como o entretenimento é coisa séria nos EUA, o episódio existe ainda hoje com ótima qualidade. E algum anjo ainda upou ao Youtube, e você pode assistir na íntegra no player abaixo.

Os monstros aparecem a partir de 8’30’’, então, vá direto a eles se você não manja de inglês, mas quer dar só uma olhadinha. Ainda é bem bacana a oportunidade de ver como era um programa de variedades daquela época (além do manjado I Love Lucy).

The Red Skelton Show é considerado uma instituição da TV norte americana, ficando no ar de 1951 a 1971. O comediante Skelton havia participado de alguns filmes da MGM na década anterior, é lembrado principalmente pelos musicais “aquáticos” da Esther Williams e foi um dos primeiros a migrar para o novo veículo e ser bem sucedido.
O episódio com os astros de terror é lendário. Por muito tempo havia dúvidas se era de 1953 ou 1954, até Maila (falecida em 2008) garantir que é “de cerca de 1954”. Com a disponibilidade online dos arquivos do jornal New York Times a data exata ficou garantida como sendo 15 de junho de 1954.
Blog Bela Lugosi

Olha que interessante o mote da notinha ser a presença da Vampira, não do Bela Lugosi ou Lon Chaney Jr. Vampira era a “nova sensação” graças ao programa que tinha na TV onde apresentava velhos filmes de terror, feito que chamou tanta atenção (mesmo sendo apenas para a Costa Oeste) que ela mereceu uma notinha também aqui no Brasil, no jornal Folha de São Paulo em 1955,conforme visto aqui neste blog antes.
Em seus últimos anos Bela Lugosi viveu momentos difíceis financeiramente e de saúde. Conseguiu esta apresentação na TV enquanto fazia filmes infames ao lado de Ed Wood, considerado o pior cineasta de todos os tempos.

Lugosi e Maila Nurmi, A Vampria, trabalhariam juntos em Plan 9 From Outer Space em 1959 sob a batuta de Wood quando ela entrou em desgraça. Juntos forma de dizer já que o ator morreu pouco antes das filmagens e foi substituído por um sósia que simplesmente não tinha nada parecido com ele.

Por último, voltando ao Red Skelton Show, o episódio disponível quebra algumas lendas propagadas durante anos sobre este momento da carreira do eterno Drácula. Ele está trabalhando muito bem, parece estar se divertindo.

Dizia-se que ele não decorou o texto, tropeçou em cena e se irritou com os improvisos do dono do programa. Inclusive no filme sobre Ed Wood dirigido por Tim Burton em 1994, este é um dos momentos mais constrangedores.
Frame do filme Ed Wood de 1994 reproduzindo a mesma apresentação na TV de 1954
No filme de Burton não é claro de que se trata do programa do Red Skelton, provavelmente por razões de direitos, mas a interpretação do ator cômico e o período retratado da vida dos biografados só pode ser em 1954. O Lugosi de Martin Landau simplesmente não consegue se lembrar do texto para continuar o sketch, o que não poderia ser mais mentiroso.

Ainda assim, no livro “Bela Lugosi and Boris Karloff: TheExpanded Story of a Haunting” de Gregory W Mank, publicado pela primeira vez em 1990, Alex Gordon, amigo de Bela Lugosi e produtor, considera esta participação televisiva como “uma experiência terrível”. Lugosi estava preocupado com os famosos improvisos de Red Skelton e temeu não conseguir acompanhar, chegando a sair do palco chorando, segundo a publicação.
Outro frame do filme dirigido por Tim Burton
Talvez o roteiro filmado por Tim Burton tenha tido a liberdade poética de concretizar esse temor relatado num livro que erroneamente ainda indica Peter Lorre como fazendo parte do elenco do episódio. Na real, qualquer problema em cena foi preenchido por Skelton sem que nada tivesse transparecido além da diversão de todos como agora podemos assistir.


Veja também:
Vampira na Folha de São Paulo
Vampira na Turma do Pica-Pau e em outras reencarnações
O palavrão da discórdia
Filho de Lugosi foi o melhor amiguinho dos monstros
Bela Lugosi como você nunca viu: COLORIDO!
Como Bela Lugosi salvou Thriller e mudou a história da música

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)