Nos anos 60 novela teve mulher que virava homem

0
 Ousadia mesmo foi uma telenovela no Brasil em 1966 abordar a transformação de uma linda atriz em um rapaz. Isso aconteceu em Almas de Pedra produzida pela TV Excelsior com roteiro de Ivani Ribeiro e direção de Walter Avancini.

A trama era uma livre adaptação do romance As Mulheres de Bronze do francês Xavier de Montépin, publicado originalmente em 1880.  Glória Menezes é a mocinha Cristina Ramalho com sede de vingança depois que um ambicioso primo matou seu pai e sua mãe (uma escrava não alforriada) deixando ela e as irmãs na miséria .
Cristiano entre as irmãs Ruth (Íris Bruzzi ) e Naná (Susana Vieira)
Ela resolve se transformar em Cristiano por boa parte da novela para se aproximar do assassino e tomar as rédeas da família. Além do visual precisa tomar aulas de masculinidade com a ajuda de Danilo (Tarcísio Meira, quem mais?), por quem se apaixona.

A atriz teve que cortar o cabelo no ar e usar cavanhaque, fato que a fez temer ser motivo de risos, conforme contou em entrevista à revista Época em 2010. Quando ela entrou no estúdio simplesmente ninguém a reconheceu.
Como era uma história épica, a caracterização facilitava a transformação com costeletas, enchimentos na roupa e botas que a deixavam mais alta.

Segundo a atriz, a novela foi importante por vários fatores. Foi a primeira vez no Brasil que uma novela tratou o tema da escravidão no país. Geralmente as tramas eram importadas de lugares como Cuba ou Argentina, com referências a seus países originais.

Outro ponto importante relembrado por Menezes: Eugênia, personagem interpretado por Marlene França acaba se apaixonando por Cristiano. “Olha que audácia para a época!”, exclama com orgulho a estrela.
Mesmo com Eugênia não sabendo que se tratava de um disfarce, a sugestão de lesbianismo é bem ousada. Levaríamos décadas para as novelas abordarem homossexualidade e ainda assim, sob aqueles mofados suspiros de que “antigamente não havia essas coisas”.

Três músicas para Laurinha Figueroa

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)