Cinemagia, o troféu dos nossos sonhos

1
Ontem (28) fui assistir ao filme de estréia do Alan Oliveira, CineMagia - A História das Videolocadoras de São Paulo, que foi exibido aqui na cidade de Santos (SP) após duas gloriosas semanas em cartaz no Belas Artes em São Paulo.

Não se faz um filme de um dia para o outro e uma produção totalmente independente aí é que não mesmo. Acompanhei por Whatsapp desde que ele teve o lampejo do projeto muitos anos atrás, mais precisamente em 2014.

Mais precisamente quando ele conheceu uma senhorinha que tinha na sala de sua casa milhares de filmes à venda depois que sua videolocadora (como tantas outras) teve que baixar as portas.

Difícil me manter imparcial com o longa, não só por todo o apreço ao diretor, ao seu esforço e, claro, pelo tema, mas é um trabalho tão apaixonado quanto apaixonante. Um filme necessário como registro da era de ouro do home vídeo nacional, uma história que, graças aos cinéfilos, teima em não ter fim.

O subtítulo ainda é "história das videolocadoras de São Paulo", mas na verdade é do país, visto que a cidade foi o berço do VHS no Brasil, assim como o nosso conceito de videolocadora. Mas nãos e engane com tudo isso, sua matéria prima não são as indas e vindas do mercado, mídia ultrapassada, hits cinematográficos 80's, mas sobre pessoas que lidaram ou lidam com tudo isso.

Bem, assista quando puder! Conheça rostos e nomes que foram importantes na nossa formação cultural, incógnitos do grande público, e até balconistas de locadoras de bairro que foram importantes para muita gente.
Cinemagia deve ser exibido em  outras cidades e depois distribuído nas principais plataformas VOD/streaming e DVD (mídia física sim!!!).

PS: Achei muito bacana que antes de estrear algumas pessoas me recomendaram o filme nas redes sociais, inclusive leitores daqui do blog via e-mail. Associaram comigo sem saber da minha amizade com o Alan (que cacete, só descobri no debate antes da sessão que seu nome se pronuncia Álan, não Alãn, como o chamei a vida toda. Çokorru!!!), o que achei lisonjeador.

Outra coisa, eu todo emocionado ao final (é uma história bem  emocionante!), lendo os créditos finais e por um segundo pensei: "...olha, alguém com um nome igualzinho ao meu...". Eita! Sou eu mesmo!!! Hahahah!!! 🤤

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que legal esse post! O doc é mesmo fascinante, um trabalho super apurado, rico em conteúdo e caprichado nos grafismos. Uma baita aula de História desse assunto, um registro até agora único e que vai servir a muitas gerações futuras. Imperdível!

    ResponderExcluir
Postar um comentário