quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Quando Master System chegou a Santana do Agreste

Ninguém tem uma tia tão boazinha quanto Tieta. A senhora regalou o menino Peto com nada mais, nada menos do que um Master System, aquele videogame revolucionário da Sega de 8-bits.

E era um presentão mesmo! O aparelho tinha acabado de chegar oficialmente no Brasil em setembro de 1989 e, acompanhado de dois cartuchos, custava, pasme, 1500 cruzados novos. Em 2013 o UOL calculou que seu valor seria agora de 2800 reais!

 Quem acompanha a novela Tieta (em exibição no Viva) já viu que ele tem bem mais do que dois jogos. E mais! Peto ainda se diverte com a pistola de luz Light Phaser e dois óculos 3D, que juntos custavam 680 cruzados novos. Uma riqueza sem fim!

Atente que apenas o aparelho existente em Santana do Agreste tem o nome Master System escrito bem grande. A empresa não seria burra de deixar de dar destaque ao nome do produto (que aliás, nenhum personagem fala!).


E se levarmos em conta que até pouco tempo atrás a sua cidade Santana do Agreste não tinha nem luz elétrica o console fabricado no Brasil pela Tec Toy é ainda um pequeno milagre. Pequeno milagre do merchandising!

O Videogame rende caché extra pra todo mundo.  Ao contrário de produtos como cerveja (no bar do Seu Chalita só tem Antárctica) que apenas quatro ou cinco personagens aparecem consumindo, o garoto simplesmente passeia por vários cenários (Há mais de um mês!) com o Master System debaixo do braço, convidando qualquer personagem a jogar.


Não há unzinho cidadão de Santana do Agreste que reclame de qualquer dificuldade em manusear o controle. Todos são gamers natos!

Pelo menos em uma ocasião o console teve relativa importância à trama, quando o pastor de cabras Osnar e o prestamista Gladstone disputaram uma partida de futebol com o beijo da solteirona Carmosina como prêmio. A sequência chegou a encerrar o capítulo, como gancho para o do dia seguinte.


Assim que a energia elétrica chegou, Perpétua, mãe de Peto, correu dizer que na casa dela não entraria televisão, uma sem vergonhice. Nossa Senhora do Merchan é mais forte! O aparelho televisor apareceu num cômodo da casa da beata, exatamente para o garoto poder mostrar aos amiguinhos o presente que ganhou de Tieta. 

Pra paquerar Letícia lá foi Peto a até a casa do Seu Modesto Pires com o console debaixo do braço. Quem foi criança na década de 80 sabe que videogame na casa dos coleguinhas à tarde rendia, né?

Outro diferencial que não dá pra não entender perto do que vivenciávamos: Menino instala e desinstala na casa de todo mundo e não tem uma véia que reclame que aquilo vai estragar a televisão...

Nem dona Milu! Que aliás, diria: Mistério...

Veja também:


1 comentários:

Ulisses 8Bits disse...

Sensacional. Saudades de Tieta, bons tempos. Eu tinha a fita K7 da novela kkkkkkk mas eu lembrava da rivalidade dos personagens mas não lembrava do Master System na novela... falhas da memória.

Related Posts with Thumbnails