quinta-feira, 1 de junho de 2017

20 anos de Homer’s Phobia

Agora não significa lá muita coisa um episódio de seriado famoso tratando sobre homossexualidade, duas décadas atrás, claro, foi preciso muita ousadia para a popular Os Simpsons. Em 1997 foi ao ar pela primeira vez Homer’s Phobia, o 168° episódio do desenho.

Outa coisa defasada: Participação do "Papa do Trash" John Waters em cartoon. Como você já viu aqui no blog, hoje ele já emprestou sua voz parara vários, inclusive do Mickey.

O cineasta de Pink Flamingos (1972) e Hairspray (1988) conversou com o IGN rapidamente sobre a data. Assista no player abaixo, em inglês, sem legendas.

Conhecido por filmes bem distantes do que pode ser considerado infantil, ele diz que após os Simpsons passou a ser reconhecido por crianças nos aeroportos que queriam lhe abraçar. O que lhe deixava nervoso, poderiam interpretar mal por ter “aparência de pedófilo”.

A série já estava em sua oitava temporada e várias celebridades já haviam feito participações especiais. John Waters teria dito á época que se Elizabeth Taylor fez, então aquilo era bom o suficiente pra ele.
Na primeira leitura do roteiro ele pediu para trocar apenas a palavra pejorativa “fag” para “queer”. Fora isso, em nenhum momento sua presença pareceu ser problema para os sensores da Fox, que tentaram banir o episódio pelo tema homossexualidade.

Homer’s Phobia ficou fora da distribuição em VHS do programa, mas está incluído no box em DVD e Blu-Ray normalmente. Tanto este episódio com John Waters quanto o que satiriza Arquivo X com Gillian Anderson e David Duchovny, fazem desta temporada um item que merece o título de “edição de colecionador”.
Capa do box e detalhe do guia de episódios da 8ª temporada de Os Simpsons em DVD no Brasil
 Alguns país ainda não exibem Homer’s Phobia, e em algumas transmissões nos EUA eles suprem a sequencia em que John Waters fala que tem no banheiro uma cortina de milho igual a estampa que Marge usa na cozinha. Claro que tem que ter a cabeça bem desenvolvida pra entender que é uma piada escatológica.

Além do tema da Homossexualidade , o episódio ainda é uma ode á cultura camp/kitsh. Não fica de fora nem a morte da estrela 30’s Lupe Vélez, aquela que teria cometido suicido com a  cabeça dentro da privada.

Veja também:
Todos os desenhos animados com John Waters
Controversa morte de Lupe Vélez
Programação 90's da Fox segundo Os Simpsons

Simpsons e James Bond se encontram no Brasil
Aquele episódio em que Mulder aparece de Speedo vermelha

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails