Assista a uma incrível apresentação do Emergo

0
Para promover seus filmes o produtor e diretor William Castle criava os mais criativos inventos. Para A Casa dos Maus Espíritos (House on Haunted Hill, 1959) ele desenvolveu o Emergo.

A intenção era levar o horror para dentro das salas de cinema, pulando da tela, num tipo de 3D muito mais eficaz. Na prática, nada mais era do que um esqueleto preso num fio, que a certa altura em sincronia com o filme passeava sobre as cabeças da plateia.
CriticoOnline
"O primeiro filme com a incrível nova maravilha EMERGO. A emoção voa direto para a platéia"
 Tão hilário quanto lendário, dizem que o Emergo, embora divulgado até nos pôsteres do filmes como “nova maravilha tecnológica” foi pouco utilizado pelos donos dos cinemas. E claro que alguém na atualidade tentou reproduzir o efeito, conforme você assiste no vídeo abaixo.
Existem alguns outros vídeos no Youtube, mas creio que pelo ângulo da câmera este é o melhor. Também há uma foto da década de 50 mesmo, com a plateia se escangalhando de rir diante do Emergo.

No Brasil o filme foi exibido em São Paulo no Cine Marabá a partir de novembro de 1959. Nenhum sinal do Emergo, mas ele ficou anos em cartaz mesmo com a crítica lhe pondo entre os piores do momento.

Foi estrear na TV pela Globo apenas em agosto de 1967, com toda pompa na extinta sessão Show de Cinema. Depois de muitas reprises A Casa dos Maus Espíritos saiu e circulação.
Hoje, como está em domínio público é facilmente encontrável em DVD por várias distribuidoras, inclusive em versão colorizada digitalmente. Na parte onde deveria aparecer o esqueletinho não acontece nada, apenas o vazio precedido pelo Vincent Price manipulando os fios (agora você já sabe o que acontecia nesta hora!).
Para ler mais sobre Emergo, clique aqui.  William Castle também criou os incríveis Illusion-O (óculos especiais para identificar fantasmas), o cinema interativo onde a plateia decidia o destino do vilão e Percepto, famoso por proporcionar arrepios no público (através de cadeiras que davam choque!) entre muitas outras esquisitices.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)