Peter Cushing de volta à vida no novo Star Wars divide opiniões

1
Star Wars não é das coisas que mais me empolgam nesta vida. Está numa galáxia distante do que poderia me fazer sair de casa, pagar ingresso e ficar ali, horas diante de um universo tão surrado...

Mas  pai do céu, Rogue One (2016 de Gareth Edwards) traz Peter Cushing! Como resistir a um filme novinho em folha com Peter Cushing?! Um dos nomes que mesmo em rápida participação podia emprestar o mínimo de gabarito a qualquer produção.

Cushing sendo assistido por milhares de espectadores de multiplex neste milênio, num filme contemporâneo, exatos 22 anos após seu falecimento é algo muito interessante. Com menos empolgação, há uma discussão na imprensa internacional sobre se reaproveitar atores já falecidos é ético.

Claro que debater ética e bom senso sempre é válido. Desde que o cinema norte americano começou a se promover pelo uso de computação gráfica (lá nos já longínquos anos 80) se fala sobre o assunto, geralmente associando as futuras técnicas ao ressurgimento de Marilyn Monroe.

Marilyn já  “lucra” bem em publicidade em todo planeta e em 2004 Laurence Olivier havia “trabalhado” depois de morto no futurista Capitão Sky e o Mundo de Amanhã (Sky Captain and the World of Tomorrow de Kerry Conran). Peter Cushing em Star Wars leva a coisa para outro nível até pela força da franquia.
Aparição "post mortem" de Laurence Olivier em 2004
Sem herdeiros diretos, o espólio de Cushing ficou para a secretária Joyce Broughton que agora assinou contrato de confidencialidade com a Disney e Lucasfilm para liberar a imagem. De opinião pouco isenta, ela que foi funcionária do ator por mais de 35 anos já assistiu ao filme e disse que gostou bastante, entre fãs na internet há muito mais comentários positivos do que negativos (maioria a respeito do realismo dos efeitos). 




Sua aparição sendo perfeita ou não (tecnologia sempre evoluindo e em se tratando de Star Wars, meio óbvio que daqui uns anos irão retocar tudo), com a autorização de familiares e cuidados na escolha de projetos creio ser algo positivo. Todo astro ou estrela vive também para ser imortalizado pelo seu trabalho, não esquecido ou relegados apenas a meia dúzia de fãs saudosistas

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Eu gostei bastante, até pq nesse caso se justifica, afinal de contas ele tem papel importante no filme que vem depois, mas que foi feito antes...

    ResponderExcluir
Postar um comentário