Apenas para quem tem juntas duplas e sangue húngaro

0
 Johnny Depp como Barnabas Collins em Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012 de Tim Burton)
Johnny Depp com Martin Landau como Ed Wood e Bela Lugosi em Ed Wood (1994 de Tim Burton)


Momento marcante da (ESSENCIAL) cinebiografia Ed Wood quando o protagonista está na casa de Lugosi e o vê tentando hipnotizar com as mãos a apresentadora Vampira na TV. “Nossa, Bela! Como você faz isso?”.

“É preciso ter juntas duplas e sangue húngaro!” Lugosi responde. E assim todo mundo que assiste acaba tentando os movimentos hipnóticos “macabros”, mesmo sem ter "juntas duplas" ou nacionalidade da Hungria.

É provável que Johnny Depp e Tim Burton também não tenham esquecido e o reproduziram 18 anos depois, quando tiveram oportunidade. Burton sempre é feliz nas auto referências.

Bela Lugosi, o verdadeiro, realmente está com as mãos parecendo aranhas em muito do material promocional de Drácula (1931 de Tod Browning).  
No filme em si ele tenta um hipnotismo rápido com Van Helsing, mas um pouco mais discreto. 
Em entrevista de 1932 (no seu auge) brincou dizendo que "Sem maquiagem meus olhos não são mais misteriosos  do que os de qualquer um". Tinha certeza que as pessoas estranhariam se soubessem que gosta de manter as unhas curtas e que não tem juntas duplas.

O filme de Tim Burton de 1994 toma muitas liberdades com os biografados, mas nesse caso ele brinca com o senso comum sobre o corpo do ator. Embora haja quem diga que na década de 50 (seus últimos anos) Lugosi ficava em frente à TV orgulhosamente exercitando as mãos enquanto assistia a suas velhas películas.

Veja também:
O palavrão da discórida em Ed Wood
Na casa de Bela Lugosi
Tor Vs. George: Trocados na maternidade
O precursor da música viajante

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)