Van Damme chegou mesmo a ser o Predador

4
Um dos mitos do cinema de ação a década de 80 era de que embaixo a roupa do Predador (1987 de John McTiernan) estaria Jean-Claude Van Damme. Em entrevista resgatada pelo Blum House o lendário técnico em efeitos especiais Steve Johnson confirma!

O belga esteve nas matas do México filmando como a criatura enfrentada pelo Arnold Schwarzenegger. Nesse ponto da produção o alienígena tinha um design bastante diferente, quase semelhante ao ET Bilu ou coisa que o valha.
A certa altura tanto o Predador foi trocado quanto o seu interprete. Não se sabe ao certo o motivo, mas provável que tenha sido pelo porte dele (1,77m) em comparação ao Schwarzenegger (1,88m).

Em seu lugar, vestiu o (novo) figurino o performer Kevin Peter Hall (2,2m), bem mais assustador perto do astro principal, papel que repetiria na sequencia de 1990.  Peter Hall, que também foi o Pé Grande em Um Hóspede do Barulho (Harry and the Hendersons, 1987 de William Dear), faleceu em 1991, vítima da AIDS.

Van Damme,  até ali havia feito de mais significativo apenas Retroceder Nunca, Render-se Jamais (No Retreat, No Surrender 1986 de Corey Yuen). Tão irrelevante que existem poucos registros dele no set, um deles é a foto que abre este post.

Seu nome passaria a ser reconhecido do grande público graças a filmes como O Grande Dragão Branco (Bloodsport, 1988 de Newt Arnold) e Kickboxer - O Desafio do Dragão (1989 de Mark DiSalle e David Worth). E assim o mundo perdeu um "Van Damme Vs. Schwarzenegger" no auge de ambos.

Veja também:
Astros invisíveis a olho nu

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Sim se sabe o motivo cara pálida, na realidade Van Damme na época fez contrato muito alto com Cannon para estrelar O Grande Dragão Branco e ele avacalhou como pode nas filmagens para ser demitido e fugir do contrato deste filme.

    ResponderExcluir
  2. Rafael, mas isso não consta na fonte. Todo cuidado é pouco pra não difundir boato.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Miguel, eu assisti o doc do E! sobre a vida do cara e comentaram sobre este fato, ok, o doc é de 2000 e passa toda semana no canal.

    Toda vez que o diretor gritava ação o Van Damme se jogava no chão dizendo que a roupagem estava pesada demais.

    ResponderExcluir
Postar um comentário