Turma da Mônica encontra Roque Santeiro

2
Em janeiro de 1986 chegava às bancas o especial As Melhores Piadas do Roque Sambeiro. Nele a Turma da Mônica satirizava, obviamente, Roque Santeiro, a atual novela das 8.

A trama de Dias Gomes (escrita por Aguinaldo Silva e colaboradores) terminaria em fevereiro. Mauricio de Sousa espichou a série “as Melhores Piadas”, coletânea de tirinhas, para catar sua lasca daquele sucesso da TV Globo.

Álbum de figurinhas ( Mercado Livre)
Ao contrário dos outros volumes (Roque Sambeiro é o número 7) que reuniam trabalhos já publicados, as tirinhas aqui são inéditas, todas referentes à trama da novela. Mônica é a Viúva Porcina, Cebolinha é o Sinhozinho Malta e Cascão o Roque, além de participação de muitos outros personagens.

E vendo isso hoje causa estranhamento personagens infantis reproduzindo uma trama extremamente adulta que discutia abertamente tanto política quanto sexo.  Roque Santeiro foi um fenômeno sem precedentes que atingiu até as crianças que brincavam de teatrinho da novela!

A própria emissora lançou um álbum de figurinhas cujos anúncios da TV eram crianças reproduzindo os bordões dos atores. Só não houve maior invasão de subprodutos porque era o Brasil da primeira metade da década de 80. 

Ignorando números de ibope, recentemente muito se comparou seu êxito ao de Avenida Brasil (2012). Nem de perto foi a mesma coqueluche que aconteceu entre 1985 e 1986!


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. O Recruta Zero também teve sua versão: Roque Swampeiro! http://www.pointhq.com.br/texto/produtos/consulta_hq_ind.asp?cod=SR080/034

    ResponderExcluir
  2. Eu tive esse gibi, que saudade , sinif...

    ResponderExcluir
Postar um comentário