A sereia que bateu forte em Deadpool e Star Wars

4
A comédia romântica chinesa Mei ren yu (A Sereia) em duas semanas deu uma histórica surra nas bilheterias locais em Deadpool  (2016 de  Tim Miller) e Star Wars: O Despertar da Força (Star Wars: Episode VII - The Force Awakens, 2015 de J.J. Abrams). Não só! Tornou-se o recordista de público desde sempre na China.

Em se tratando de China, qualquer coisinha é gente pra caramba. Imagina o que significa ter se tornado em duas semanas a maior bilheteria de todos os tempos?

O filme é dirigido por Stephen Chow, conhecido no ocidente pelas comédias Kung-Fu Futebol clube (Siu lam juk kau, 2001) e Kung-Fusão (Kung Fu, 2004). Trabalhos que também fizeram muito sucesso na Ásia, mas que se tornaram decepções de popularidade em países como o Brasil.

A Sereia, que não conta com Chow no elenco, tem um fundamento ecológico. Magnata compra um santuário de golfinhos para esvazia-lo e continuar seus negócios, até que uma jovem sereia toma conhecimento do crime e resolve seduzi-lo para depois acabar com sua vida.

Aí, claro, o cupido se faz presente e dificulta os planos de ambos. Repleto de efeitos de computação gráfica, como geralmente são os filmes do diretor, assista a um dos trailers abaixo ou clicando aqui.

Questões ambientais em filmes tanto não nos comove quanto parece coisa de cinema infantil brasileiro, mas estamos falando da China. Conforme lembrou o National Observer, o país produz cerca de um terço do plástico que polui os oceanos do mundo.

Ao todo são cerca de 3,5 milhões de toneladas de lixo plástico indo ao mar apenas pelas cidades costeiras. Estima-se que até 2025 serão 155 milhões de toneladas de plástico despejado na água sem qualquer tratamento.
Ele também é o maior importador de resíduos dos EUA, nem sempre de forma legalizada. Assim não há sereia que dê jeito nisso tudo.

Portanto, ambientalistas locais ouvidos pela Agence France-Presse (AFP) celebram essa marca alcançada pelo filme. "É uma boa notícia que filmes sobre o meio ambiente possam despertar tanto interesse público" disse May Mei, diretor da base chinesa do WildAid.

Veja também:
Os bastidores de Splash: Uma Sereia em Minha Vida
Bibi & Fafá na escola de sereias

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Que eu saiba Deadpool não irá passar na China!!!!?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Passou segundo o Observer, conforme link no Post. :)

      Excluir
  2. Observer não observou bem, hahahahahaha, o filme não passou na China, sofreu censura por lá além do fato que o país tem um número limitado de filmes estrangeiros que passam nos cinemas deles, na realidade o filme Deadpool passou foi em Taiwan, e em 4 semanas já arrecadou mais de 12 milhões por lá, ou seja o dobro de Star Wars com 6 milhões com 12 semanas. The Mermaid ainda não passou em Taiwan.

    ResponderExcluir
  3. Rafael, a Variety também aponta a proibição. De qualquer forma é importante seguir a fonte linkada no texto. Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
Postar um comentário