Famosa produtora de filmes B dos anos 80 pode voltar à ativa

3
Qualquer moleque que frequentou locadora de VHS na década de 80/90 deve ter um apreço pela Cannon Films. Ela ia na cola de qualquer hit dos grandes estúdios e produzia suas próprias versões ou sequencias, que poderiam ir mal nas bilheterias, mas arrebentavam nas locadoras e na TV.

Foi assim que lançaram Mestres do Universo (Masters of the Universe, 1987 de Gary Goddard), Gor E os Guerreiros Selvagens (Gor, 1987 de Fritz Kiersch), Desejo de Matar 2 (Death Wish II, 1982 de Michael Winner) e tantos outros. Subcrias de Rambo, Conan, Star Wars, Superman e o que mais parecesse rentável.  

Também possuíam seu próprio star system, a exemplo dos antigos estúdios de Hollywood, com nomes como Chuck Norris, Michael Dudikoff e Jean-Claude Van Damme. A Cannon acabou falindo e arrendada pela MGM pouco depois de dar ao mundo Lambada (1990, Joel Silberg) . 

Agora a página oficial publicou um comunicado (que você lê na íntegra logo abaixo) anunciando seu retorno oficial. Buscam inclusive manter o estilo “sem tempo pra blábláblá e muita pancadaria” de seus filmes com ninjas e justiceiros implacáveis.
HISTÓRICO CANNON Voltando na década de 1980, The Cannon Group Inc., foi um dos maiores estúdios de cinema independente do mundo, a obteve diversas instituições de cinema como Thorn EMI Cinemas, Elstree Studios e da Biblioteca de Cinema Pathe, antes de ser arrendada pela MGM Studios em meados da década de 1990. O estúdio, sob a liderança do produtor de cinema israelense Menahem Golan, gostava de relações produtivas com estrelas de cinema como Chuck Norris, Charles Bronson, Richard Chamberlain, Franco Nero e Sylvester Stallone.
A empresa também atraiu cineastas visionários, como John Cassavetes, Barbet Schroeder e Andrei Konchalovsky e criou alguns dos filmes mais marcantes de todos os tempos. Relações como estas, juntamente com projetos com apelo comercial amplo, resultou na produção de alguns dos filmes mais lembradas da década de 1980, incluindo os filmes box office 1, Invasion USA (Invasão USA) e Death Wish 3 (Desejo de Matar 3).
CANNON HOJECannon Films Ltd foi fundada em 2014 por Richard Albiston, depois de passar anos sob a orientação do ex-CEO do Cannon Group Inc. e Presidente, Menahem Golan.
Hoje, a empresa orgulha-se de cumprir os ideais de Menahem Golan, colocando o artista em primeiro lugar e permitindo-lhes ter a liberdade para criar sua visão, o seu caminho; uma abordagem única que não é encontrada em nenhum outro lugar na indústria de hoje.
Cannon Films Ltd desenvolveu relações de trabalho bem sucedidas em todo o mundo com as empresas que operam em mais de quinze países. Juntos, a sua missão é produzir novas e originais filmes para um público do século 21.
A nova lista de filmes está no horizonte incluindo a América Ninja Apprentice, Return of The Force Delta, US Sniper e muito mais...
O jornal britânico Lancaster Guardian, foi atrás dessa retomada e conversou com Richard Albiston, um aspirante a cineasta e grande fã das produções da empresa que casualmente cruzou com o fundador Menahem Golan em 2010. Durante um bate papo sugeriu reerguer a Cannon se aproveitando do que ela transformou em ícone de cinema B, um estilo de se fazer cinema barato e rentável.

Golan faleceu em agosto de 2014 e a empresa foi dissolvida, até Albiston conseguir seu nome.  Atualmente ele busca apoio financeiro para levar às telas American Ninja Aprendiz (American Ninja Apprentic) e O Retorno do Comando delta (Return of the Delta Force).

O principal empecilho enfrentado foi o momento difícil para o cinema independente nos EUA. Com muitos fãs em todo planeta, ele conseguiria financiamento fácil através de "vaquinhas" na Internet, como tantos produtores têm feito.

Não há nada do catálogo da Cannon na Netflix Brasil. Alguns títulos como Cyborg, O Dragão do Futuro (Cyborg, 1989 de Albert Pyun). e O Grande Dragão Branco (Bloodsport, 1989 de Newt Arnold) foram distribuídos em DVD e Blu-Ray pela Brookfilm.



Postar um comentário

3Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films. Excelente documentário sobre a Cannon.

    ResponderExcluir
  2. Electric Boogaloo: The Wild, Untold Story of Cannon Films. Excelente documentário sobre a produtora Cannon.

    ResponderExcluir
  3. Teve esse documentário também, bem interessante: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/the-go-go-boys-the-inside-story-of-cannon-films

    ResponderExcluir
Postar um comentário