Avesso da cena: Harlow em O Aviador

2
Gwen Stefani como Jean Harlow em O Aviador (The Aviator, 2004 de Martin Scorsese)
Jean Harlow em 24 de maio de 1930 na première de Anjos do Inferno (Hells Angels, 1930 de Howard Hughes e outros). Exatamente o mesmo momento retratado no filme de Scorsese.

A cantora Gwen Stefani está ótima como a vênus platinada Jean Harlow, mas comparando os dois momentos é decepcionante. Além do visual distinto, a atriz verdadeira parecia muito mais insegura.

Outra diferença importante: Howard Hughes não estava ao lado dela! Na foto abaixo o vemos vindo ao fundo à esquerda, não ao lado como está Leonardo Di Caprio na reprodução do filme de 2004. 
 O gif comparativo foi feito com o cinejornal da época (assista clicando aqui). Provavelmente foi a mesma base para Scorsese levando em conta a ordem dos entrevistados, que depois entra o ator Roscoe Turner segurando um filhote de tigre.
Mas eles não erraram na produção de 2004, ou não pode ser considerado erro. A arte não é cópia da realidade, mas sim uma representação dela, mesmo quando resolve retratar fatos.

Se fossem mais realistas é provável que não conseguissem transmitir às plateias de hoje o que foi o glamour daquela noite de maio de 1930. Os conceitos mudaram bastante nesse tempo todo.

A terceira imagem é um oferecimento Classic Movies Favorites

Veja também:

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Como assim, se fossem mais realistas não conseguiriam retratar o glamour da época? (não é uma crítica, eu apenas não entendi essa afirmação)

    ResponderExcluir
  2. Isabella, se fossem seguir fielmente o que aconteceu. Veja que naquele dia ninguém estava com cartola, por exemplo, e no filme do Scorsese muitos estão de cartola.

    Pra gente aqui no século XXI é fácil imaginar como aquilo foi chique os vendo de cartola. Mesma coisa o figurino da Stefani, similar, mas mais para o que é luxuoso agora do que o original, mais "murcho", com a estola bem mais discreta.

    Cabelo dela super marcado de época, ao contrário do da Jean Harlow. Etc.

    ResponderExcluir
Postar um comentário