Atriz salva a vida de milhares de vítimas da moda

1
No começo da década de 40 a atriz Veronica Lake causou uma verdadeira revolução no mundo da moda. Mulheres podiam finalmente usar cabelos soltos como os dela, num penteado conhecido como “peekaboo”.

Lake foi influencia para milhares de moças em todo mundo, inclusive no Brasil. Anúncios de shampoos usavam o rosto dela, mesmo num país etnicamente tão diferente do padrão da atriz.

A febre foi tanta que Billy Wilder, como bom cronista, não deixou de registrar em A Incrível Suzana (The Major and the Minor) de 1942. A epidemia Veronica Lake que assolava as garotas!

Assista à cena no player abaixo ou clicando aqui. Dá pra ter uma noção real do que realmente estava acontecendo na cabeça das garotas.

Consciente do segredo de seu sucesso chegou a declarar que nunca se considerou uma vedete como Betty Grable, “apenas sabia usar meu cabelo”. “Peekaboo” é uma referência à mecha de cabelo que esconde um dos olhos, assim como aquela brincadeira infantil americana de esconder o rosto (Peek-A-Boo”).

Só que na mesma época do seu auge milhares de mulheres nos EUA estava indo trabalhar nas fábricas, principalmente por causa da II Guerra Mundial (1939-1945).  Os cabelos soltos “da moda” se mostraram um perigo no maquinário.
Em 1943, o Conselho de Produção de Guerra dos EUA considerou o penteado uma ameaça. Lake então foi convidada a salvar vidas fazendo um filme desmistificando o peekaboo”.

Ela aparece mudando o penteado para uma coisa mais tradicional enquanto o narrador explica a necessidade desses cuidados. Assista no player abaixo ou clicando aqui.

Veronica Lake apareceria com os cabelos presos assim como no vídeo em A Legião Branca (So Proudly We Hail!, 1943 de Mark Sandrich). O filme não foi um fracasso, nem a carreira dela acabou por ter abolido o penteado famoso.

Algumas informações são um oferecimento Flashback

Veja também:
Veronica Lake: estrela da posteridade
Pequenas estrelas, grandes ilusões
Truques de beleza podem mudar sua vida

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário