sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Susana Vieira em seu momento Marilyn Monroe

Susana Vieira teve seu momento Marilyn Monroe na novela A Próxima Vítima (1995). Sua personagem Ana se despediu de Juca do mesmo jeito que Marilyn se despediu de Tom Ewell em O Pecado Mora Ao Lado (The Seven Year Itch, 1955 de Billy Wilder), jogando os sapatos pela janela.

De autoria de Silvio de Abreu, a personagem que lembra uma Anna Magniani até no nome, termina seu casamento (no penúltimo capítulo!) do mesmo jeito que uma comédia romântica 50’s. Ana já tinha aparecido usando um penteado e figurino muito parecido ao de Marilyn em Os Desajustados (The Misfits, 1961 de John Houston).

No seu tempo áureo, as novelas de Silvio de Abreu eram uma delícia de referências a clássicos hollywoodianas. Colchas de retalhos em características de personagens e situações que a gente ia tentando identificar de onde eram.

"Mamãe! Estou no topo do mundo!"
Em Guerra dos Sexos de 1984, por exemplo, o desfecho das personagens de Maitê Proença e Maria Zilda foi num cruzeiro cheio de rapazes de sunga, referencia obvia a Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, 1953 de Howard Hawks). Relembre clicando aqui.

Sua minissérie Boca do Lixo (1990) é quase uma releitura de Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944 de Billy Wilder) em sua espinha. Contando até com os mesmos artifícios cênicos.

Teve o vilão Renato de Rainha da Sucata (1990) que enlouquecido explodia no alto de um depósito de combustível tal e qual James Cagney em Fúria Sanguinária (White Heat, 1949 de Raoul Walsh). E poderíamos ficar longas horas enumerando outras referências.

Nos últimos trabalhos assinados pelo autor isso foi minguando. De qualquer forma cinema clássico não é mais popular quanto era antes, quando tínhamos esses filmes até na Sessão da Tarde.

Já as telenovelas... Público cada vez mais mimado com o controle remoto em punho, disposto a trocar de canal no primeiro vislumbramento de algo que ele não entenda.

Veja também:
Apenas duas garotinhas da Rochinha
Quando a falha é de propósito
Boca do Lixo de Silvio de Abreu
Una trama muy peligrosa
Três músicas para Laurinha

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails