Susana Vieira em seu momento Marilyn Monroe

0
Susana Vieira teve seu momento Marilyn Monroe na novela A Próxima Vítima (1995). Sua personagem Ana se despediu de Juca do mesmo jeito que Marilyn se despediu de Tom Ewell em O Pecado Mora Ao Lado (The Seven Year Itch, 1955 de Billy Wilder), jogando os sapatos pela janela.

De autoria de Silvio de Abreu, a personagem que lembra uma Anna Magniani até no nome, termina seu casamento (no penúltimo capítulo!) do mesmo jeito que uma comédia romântica 50’s. Ana já tinha aparecido usando um penteado e figurino muito parecido ao de Marilyn em Os Desajustados (The Misfits, 1961 de John Houston).

No seu tempo áureo, as novelas de Silvio de Abreu eram uma delícia de referências a clássicos hollywoodianas. Colchas de retalhos em características de personagens e situações que a gente ia tentando identificar de onde eram.

Em Guerra dos Sexos de 1984, por exemplo, o desfecho das personagens de Maitê Proença e Maria Zilda foi num cruzeiro cheio de rapazes de sunga, referencia obvia a Os Homens Preferem as Loiras (Gentlemen Prefer Blondes, 1953 de Howard Hawks). Relembre clicando aqui.

Sua minissérie Boca do Lixo (1990) é quase uma releitura de Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944 de Billy Wilder) em sua espinha. Contando até com os mesmos artifícios cênicos.

Teve o vilão Renato de Rainha da Sucata (1990) que enlouquecido explodia no alto de um depósito de combustível tal e qual James Cagney em Fúria Sanguinária (White Heat, 1949 de Raoul Walsh). E poderíamos ficar longas horas enumerando outras referências.
"Mamãe! Estou no topo do mundo!"
 Nos últimos trabalhos assinados pelo autor isso foi minguando. De qualquer forma cinema clássico não é mais popular quanto era antes, quando tínhamos esses filmes até na Sessão da Tarde.

Já as telenovelas... Público cada vez mais mimado com o controle remoto em punho, disposto a trocar de canal no primeiro vislumbramento de algo que ele não entenda.

Veja também:
Apenas duas garotinhas da Rochinha
Quando a falha é de propósito
Boca do Lixo de Silvio de Abreu
Una trama muy peligrosa
Três músicas para Laurinha

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)