Joan Crawford inspirou vilã de HQ

0
No começo da década de 60, o cartunista Milton Caniff revelou ao mundo que a vilã Madame Dragão (Dragon Lady no original), foi desenhada pensado na atriz Joan Crawford. Joan e o lendário artista eram amigos de longa data .

O personagem fazia parte dos quadrinhos Terry and The Pirates criados em 1934 e muito populares em todo mundo. No Brasil foi originalmente publicado no Suplemento Juvenil a partir da década de 40, tendo como título apenas Terry.

Ele desenhou novamente a Madame Dragão especialmente para o aniversário de Joan Crawford em 1964 com uma dedicatória registrando sua inspiração. Essa arte foi leiloada em 2013 por $ 2.100, algo em torno de R$ 7.966 na cotação e hoje.

Caniff a teria visto no filme Acorrentada (Chained, 1934 de Clarence Brown) com uma capa de gola alta e cabelo repartido, foi o que bastou para nascer sua maquiavélica asiática. Numa entrevista ele explicou que ela era inspirado em Joan Crawford apenas na aparência, não na personalidade.

Muito provavelmente ele se refere a este figurino.
O personagem fez tanto sucesso que por décadas inspirou tantas outras vilãs asiáticas em sua maioria femme fatales. Até Bette Davis encarnou uma delas, em Madame Sin, telefilme de 1972, célebre sobre tudo por ser raro exemplo de ficção onde o mal vence.

Em sua página pessoal no Facebook o roteirista Rubens Francisco Lucchetti contou que sua inspiração para criar a Madame Ming, vilã de O Escorpião Escarlate (1990 de Ivan Cardoso), é justamente a Madame Dragão, dos quadrinhos que ele lia quando menino. “E eu gostava de Terry por duas razões: por elas se passarem na China, um país milenar e cheio de mistérios; e, sobretudo, por terem uma das mais sedutoras vilãs dos Quadrinhos, a astuciosa Madame Dragão”.
E quem diria que há seis graus de separação de cultura pop entre Joan Crawford e Monique Evans?

As duas primeiras imagens são um oferecimento Matt Tauber.

Veja também:
Bette Davis em desenho animado
Bette Davis é Madame Sin
A máscara do Escorpião Escarlate 

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)