Roqueiro que conquistou Marlene Dietrich

0

Czesław Niemen foi um dos mais influentes músicos da Polônia a partir da década de 60. Isolado dos EUA (o berço do rock), pode desenvolver uma sonoridade até então única, ou pouco comum, em vários lugares do planeta.

Não fez muitas concessões ao inglês quando começou, gravando bastante em sua língua mãe, o que causa um elemento psicodélico a mais para ouvidos não acostumados ao polonês. Mas suas referencias assumidas eram do blues norte-americano.

No inicio da carreira Niemen sofreu certa pressão do governo comunista vigente por causa, sobretudo dos cabelos compridos, mas logo o sucesso de sua música superaria isso. Seu visual, claro, inspiraria muitos garotos locais.

Em 1964 ele e sua banda se apresentaram na Varsóvia, quando tiveram a oportunidade de acompanhar Marlene Dietrich em um número. Na época ela era uma grande diva da música e ex - estrela de cinema.

Dietrich ficou encantada com os jovens promissores. Na ocasião eles executaram a canção própria "Czy mnie jeszcze pamiętasz" (Você ainda se lembra de mim?) que você ouve no player abaixo ou clicando aqui
.

O Anjo Azul ficou maravilhado, pedindo para poder regravá-la. Assim surgiu sua versão em alemão, chamada "Mutter, Hast du Mir vergeben" (Mãe, você me perdoou?) que você ouve no player abaixo ou clicando aqui.

A parceria (pouco lembrada agora) é curiosa, visto que eles tocavam rock bem a frente do seu tempo e Dietrich tinha um público cativo bem tradicional.  Sua versão realmente parece uma antiga canção folclórica germânica, lembrando em nada sua origem moderna.

Ainda trabalhou em trilhas sonoras para cinema e TV, inclusive com o diretor conterrâneo Andrzej Wajda. Na década de 70 Niemen investiu no rock progressivo e eletrônico. Antes de morrer aos 64 anos em 2004 dedicava-se as artes plásticas e computação gráfica.

As imagens são um oferecimento oopsWhoops

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)