sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

“Joan Crawford” em Grandes Olhos!


Todos vibram com a "aparição" de Joan Crawford em Grandes Olhos (Big Eyes, 2014 de Tim Burton)? É rápida, mas muito divertida! 

Ela foi interpretada pela atriz Desiree Zurowski, que embora chamada de “Joan Crawford” no filme, foi creditada apenas como “Tipsy Lady”. Uma das últimas damas do cinema de Hollywood, Joan Crawford foi grande admiradora das telas de Margaret Keane, ícone kitsch que assolou o planeta na década de 60, conforme você lê clicando aqui.

Isso era de conhecimento de todos, Crawford posou muitas vezes diante de seu retrato segundo Keane, inclusive para a capa da autobiografia. O que não era lá muito sabido foi em que circunstância a aproximação ocorreu.

Conforme o filme dirigido por Tim Burton, Walter Keane, o falsário marido de Margaret, ainda se fazia passar por autor das telas quando procurou artistas, celebridades e políticos para ofertar os trabalhos e ganhar publicidade. Assim, a atriz foi uma das agraciadas e se tornou das mais convictas divulgadoras.

Situando historicamente, isso deve ter sido logo depois do sucesso estrondoso de O Que Aconteceu a Baby Jane? (What Ever Happened to Baby Jane?, 1962 de Robert Aldrich).  Crawford, muito famosa vinte anos atrás, havia voltado a ser um nome quente na imprensa e bilheterias.

Na foto de sua residência em Nova York abaixo, é revelado que sua admiração por Keane foi muito além da tela que ganhou. Tinha pelo menos outras duas gravuras decorando as paredes.

E sabe qual é o cúmulo do kitsch?

Joan Crawford tinha não só um retrato pintado por Margaret Keane, mas do seu cachorro também!

A última imagem é um oferecimento The Concluding Chapter of Crawford

Veja também:
Grandes olhos e a vitória do kitsh

1 comentários:

Eduardo disse...

Essas pérolas só encontro aqui! Muito bom! Abraço.

Related Posts with Thumbnails