Evolução a olhos vistos

0
 Essa coisa bizarra nada mais é do que a máscara de látex usada pelo ator David McCallum no episódio “The Sixth Finger” do seriado A Quinta Dimensão (The Outer Limits 1963-1965). Especificamente, o quinto episódio da primeira temporada.

Não se trata de um alienígena, mas de um humano do futuro, que evoluiu darwinisticamente. Por isso o título do episódio, que pode ser traduzido livremente como O Sexto Dedo, faz referência ao detalhe anatômico diferenciado da criatura.

A mascara, um pedaço da história da TV, foi vendida recentemente por US$ 5.500,00. Segundo o vendedor, ela é de espuma de látex, pintada à mão, muito provavelmente pelo artista John Chambers, nome por trás de séries fantásticas como Jornada nas Estrelas (Star Trek, 1966-1969) e Perdidos no Espaço (Lost in Space 1965-1969) .

Falando em evolução, como não pensar na maquiagem de O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968 de Franklin J. Schaffner), produzida também por John Chambers apenas cinco anos depois e que revolucionaria a indústria de entretenimento? Ao invés de uma máscara inteiriça, vários pedaços (próteses) colados ao rosto, o que possibilitava a expressão facial dos atores.

A categoria especial de melhor maquiagem do Oscar foi criada naquele ano para reconhecer o incrível feito. Uma ideia tão simples que ninguém tinha pensado antes, nem o próprio artista?

 Pode ser simples, mas elas ocupavam um bom tempo da produção para que fossem aplicadas, o que seria inviável nos baixos orçamentos da televisão daquele tempo. Tanto que muitos figurantes macacos, que não teriam closes, usaram máscaras simples, dessas de apenas vestir.

 Hoje, com a resolução dos DVDs e TVs, a diferença é bem perceptível. Principalmente no quinto filme da série, A Batalha do Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973 de J. Lee Thompson), com muitos extras transitando pela câmera e orçamento mais apertado.

Nas produções recentes de cinema e televisão, mesmo com o regular uso do computador para criar monstros, ainda é utilizado o principio desenvolvido em 1968. Pelo menos enquanto a computador gráfica não substituir os atores.

Primeiras imagens são um oferecimento Sorry Mom, a segunda Monster Mask e a terceira ICollectors.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)