Sorte ou revés? 70 anos de Banco Imobiliário

1

Este ano faz exatos 70 anos que a Estrela passou a distribuir o Banco Imobiliário no Brasil. O jogo que nos ensinou que era legal deixar nossos amiguinhos irem à bancarrota!

Edição brasileira anos 60 com Cruzeiros
Ainda nos dava falsa noção de quanto valiam certas regiões do Rio de Janeiro e São Paulo. Os cartões rosados, por exemplo, permitiam prejuízo para quem construísse no Leblon.

Em 1944, quando o jogo de tabuleiro saiu aqui, ainda era uma grande novidade no mundo todo. Tinha sido lançado há nove anos nos EUA com o nome Monopoly .

A criação dele é creditada a Charles B. Darrow, um desempregado que teria inventado o jogo para entreter seus filhos. No começo da década de 30 Darrow apresentou sua ideia à fábrica Parker Brothers (atualmente Hasbro) que imediatamente torceu o nariz.

A empresa enumerou 52 pontos vulneráveis, como a complexidade das regras, a duração muito longa de cada jogada e a falta de um objetivo claro ("falhas" que existem até agora). Darrow, teimoso, acreditou na ideia e lançou ele mesmo de forma independente.

Agora distribuído aqui também com o nome original
Vendeu nada menos do que 5000 cópias em pouquíssimos meses, isso em pela Grande Depressão, período negro da economia dos EUA. O cenário caótico do país ajuda de certa forma a entender o sucesso instantâneo do jogo que permitia manusear e ganhar grandes quantias de dinheiro (mesmo que de mentirinha), quando ele era escasso.

Foi o suficiente para a Parker Brothers arregalar os olhos e mudar de ideia, firmando um contrato com
Charles B. Darrow. Em 1935 saía oficialmente o Monopoly, ou Banco Imobiliário, conforme passaria a ser conhecido neste lado do Equador.

Esta é a história oficial, difundida pela empresa até nas embalagens do brinquedo na década de 70. Historiadores apontam que a mecânica do jogo é do começo do século XX, pertencente a uma mulher que criou um jeito de explicar o pagamento de taxas de forma divertida.

Edição atual da Estrela com cartão de crédito
Quando aportou no Brasil a Segunda Grande Guerra estava prestes a acabar, o cinema de Hollywood se rendia ao noir com filmes como Laura (de Otto Preminger) e Pacto de Sangue (Double Indemnity de Billy Wilder), sem TV as pessoas se reuniam para ouvir rádio. O Brasil era governado por Getúlio Vargas e vivia o Estado Novo, governado ditatorial. 

Por muitos anos o Banco Imobiliário em português do Brasil manteve-se idêntico (exceto ajustes de designe), surgindo apenas uma versão Júnior, menor e de valor mais baixo. Ao contrário de seu país de origem, onde são tradicionalmente distribuídas edições variadas.

Hoje a Brinquedos Estrela também vende Banco Imobiliário com diversos temas, inclusive com a adição de pagamento a cartão, além da versão digital. Ao mesmo tempo, curiosamente, a norte-americana Hasbro em parceria com empresa local o comercializa nas lojas brasileiras sob o nome original Monopoly.

As duas primeira imagens são oriundas daqui e daqui.

Veja também:
Jogo da Glória: Para criancinhas ambiciosas 
Fabuloso jogo da Hammer Films
Vídeo Mania, o jogo do VHS

Postar um comentário

1Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário