Revistas internacionais nas novelas brasileiras

0
Figurantes da academia do Ubirajara (Ary Fontoura) colocando a leitura. A cena da novela Dancin’Days foi ao ar no capítulo 38, exibido ontem no canal Viva.

É a revista True Romance, uma rara versão 70’s dela. Acidentalmente a novela registrou um dos mais lendários pornstaches da propaganda norte-americana.

Esse anúncio de cigarro Winston é considerado como sendo de 1977, um ano antes de a novela estrear. Muito provavelmente é coisa do acervo da emissora, só pra moças avulsas terem o que fazer em cena.

Uma coisa a se notar é que menina Marisa (Gloria Pires) também aparece olhando pra outra revista importada, enquanto Julia (Sonia Braga) pra variar fuma. Se fosse uma produção recente todas estariam lendo qualquer publicação da Editora Globo, mais provavelmente a Marie Claire, e Julia arrumaria outra coisa pra fazer, já que não pega mais bem mocinha fumar.

Mostrar personagens lendo revistas da Editora Globo se tornaria comum nas novelas a partir da segunda metade da década de 80, após a Rio Gráfica Editora (RGE) das Organizações Globo comprar a tradicional Livraria Globo. Fundada em 1883, a editora gaúcha possuía coincidentemente o mesmo nome do grupo de mídia, sem ter até 1986 qualquer relação com ele.

A RGE, vigente na época em que Dancin’ Days foi produzida (1978), se dedicava a publicar histórias em quadrinhos, não revistas para adultoas. Seria estranho todo mundo lendo gibi do Recruta Zero.

Veja também:
Valia tudo nos dias dançantes
Fazendo sala 70's

Dancin’ Days: A atriz que não estava lá
Sonia Braga Vs. Joan Crawford
Oh, que maravilha de vedete!
Ouça a versão italiana de Dancin’ Days (sem As Frenéticas!)

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)