O que terá ou o que aconteceu com Baby Jane?

0
VHS 1989
DVD (2001) e Blu-Ray (2012)
Uma dúvida pertinente: Afinal o título correto de "What Ever Happened to Baby Jane?" (1962 de Robert Aldrich) no Brasil é “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?” ou “O Que Aconteceu com Baby Jane?”? As duas coisas!

Ele foi distribuído nos cinemas daqui apenas em 1964 como “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. E a Warner preservou este título ao lançá-lo em VHS em 1989, DVD em 2001 e em Blu-Ray em 2012.

 “O Que Aconteceu com Baby Jane?” foi o nome que a TV Globo usou ao exibi-lo pela primeira vez em 1973. E o preservou nas sucessivas reprises do filme em suas madrugadas.

Em 2012 o canal pago TCM o exibiu com o mesmo título dos cinemas e das edições de home vídeo. Ou seja, “O Que Terá”, passou a ser também um nome de exibição na TV.


O áudio em português foi da Herbert Richers e o narrador traduz o letreiro dos créditos como “O Que Terá Acontecido a Baby Jane?”. Se for a dublagem 70's , deve ter sido bem confuso a Globo anunciar uma coisa nas chamadas e durante o filme falarem outra.

A partir da década de 90 o SBT passou a exibi-lo intitulado como no cinema. Há a possibilidade desta dublagem ser do período, já que a voz da Bette Davis não é a tradicional feita pela Ida Gomes, e sim da Glória Ladany .

Quando ele estreou nas telas do Brasil, com atraso de dois anos, o filme já tinha se tornado um fenômeno. Antes, a imprensa já falava dele, inclusive noticiando que Robert Aldrich reuniria novamente Bette Davis e Joan Crawford em Hush...Hush, Sweet Charlotte, que viria a se chamar aqui “Com A Maldade na Alma”.

Nesse tempo as matérias se referiam ao filme ainda inédito como sendo “O Que Aconteceu com Baby Jane?”. Provável que algum “press kit” o tenha “erroneamente” mencionado assim, que depois foi utilizado pela televisão.

Veja também:
Nomes de filmes no Brasil e em Portugal
Casa da Mãe Joana de títulos. Até quando?
Alhos e bugalhos

Tão parecidos e tão diferentes da gente

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)