R.I.P. Joan Fontaine, a atriz inesquecível

2
A atriz Joan Fontaine morreu aos 96 anos. Ela era irmã da também atriz Olivia de Havilland que está com 97 anos de idade.

Ela era filha de pais britânicos, mas natural de Tóquio, Japão. A família se mudou para a Califórnia (EUA) para ajudar na saúde das meninas, que estavam sempre adoentadas no arquipélago nipônico.

Sua primeira indicação ao Oscar veio por Rebecca, A Mulher Inesquecível(Rebecca, 1940 de Alfred Hitchcock). Levaria o único prêmio no seu próximo Hitchcock, Suspeita (Suspicion, 1941).

Entre os mitos de Hollywood está a rixa que teria com a irmã. Olivinha foi indicada ao Oscar pela primeira vez antes, por ...E O Vento Levou (Gone with the Wind, 1939 de Victor Fleming), mas só levaria a estatueta depois, em 1947 por Só Resta Uma Lágrima (To Each His Own de Mitchell Leisen).

 Ainda repetiria o feito em 1949, por Tarde Demais (The Heiress de William Wyler). Fontaine foi indicada pela última vez em 1944 e nunca mais foi lembrada pela Academia.

Passou a trabalhar cada vez menos no cinema, sendo uma das primeiras atrizes da era de ouro de Hollywood a aderir à TV. Na década de 60 comprou os direitos de um livro para também estrelar uma fita de terror, como tantas colegas estavam fazendo.

A Face do Demônio (The Witches, 1966 de Cyril Frankel), produção da inglesa Hammer, ficou sendo seu último trabalho na tela grande. Seguiu fazendo participações televisivas até se aposentar oficialmente em 1994.

A primeira imagem é um oferecimento returntogodsgarden, a segunda MailOnline.

Veja também:
Apavorando miss Fontaine
Joan Fontaine para a Hammer

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. "...para também estrelar uma fita de terror, como tantas colegas estavam fazendo." ISSO é que me revolta. hollywood tava uma bagunça, o cinema europeu ganhava cada vez mais espaço e os americanos não achavam o tom. essas atrizes poderiam ter feito coisa melhor, é muito descaso na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, mas isso era a coisa melhor. Bette Davis foi indicada ao Oscar num filme destes.

    ResponderExcluir
Postar um comentário