A Gata de Vison: Metralhadoras e lágrimas

0
Nem tudo são mocinhas chorosas e galãs conquistadores no reino das telenovelas brasileiras. A Gata de Vison, escrita pela cubana Glória Magadan em 1968, levava a Chicago 20’s ao horário das 20horas da Globo!

Durante a Lei Seca, Yoná Magalhães é Dolly Parker, uma mafiosa que é morta por gangues rivais logo no primeiro capítulo. Assim entra em cena a gêmea, Maggie Parker, que se sente obrigada a assumir os negócios da irmã.

Tarcísio Meira é o mocinho Bob Ferguson que se infiltra na organização e acaba por se apaixonar pela mocinha, evidente! Insatisfeito com as mudanças bruscas que seu personagem sofria a todo instante, pediu para sair da trama.

A solução da Magadan foi matar o personagem, coisa que o ator teria se recusado a gravar. Sobrou mais espaço ao gangster Dino Falconi (Geraldo Del Rey) se redimir e conquistar de vez o coração de Maggie Parker.

Segundo o site Memória Globo, o público rejeitou o casal principal, formado por Tarcisio e Yoná. A emissora havia desfeito ao mesmo tempo seus principais casais: Tarcisio Meira e Gloria Menezes, Carlos Alberto e Yoná Magalhães.

No horário das 19 horas, Gloria aparecia ao lado de Carlos na novela Passo dos Ventos escrita por Janete Clair. Os casais seriam recompostos logo em 1969, Carlos e Yoná em A Ponte dos Suspiros (de Dias Gomes sob o pseudônimo Stela Calderón), Tarcisio e Gloria em Rosa Rebelde (também de Clair), dupla mantida até hoje dentro e fora das telas.

Com Beto Rockfeller já “transgredindo” o gênero novela na concorrente Tupi, A Gata de Vison foi um dos primeiros passos ao estilo mais próximo da realidade. Suavizava o tom solene dos dramalhões românticos transcorridos em lugares de sonho, heranças do rádio e folhetins importadas principalmente pela própria Glória Magadan.

 Embora a trama fosse referente aos filmes estrelados por James Cagney, suas muitas cenas de ação se inspiravam nos faroestes. Essa formula, reprisada com êxito muitas outras vezes, seria essencial para a conquista do público masculino.

A segunda imagem é um oferecimento Yona Diva da TV, a terceira Astros em Revista.

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)