Posteres de Friends: arte e história

6
Cenógrafos de sitcoms são aqueles gênios que transformam nada mais do que um cômodo num espaço invejável. Por boa parte da década dos anos 90 e 2000 os de Friends ditaram mais moda do que muitos decoradores renomados.

Entre cores até então exóticas nas paredes a objetos de cena incomuns, como uma geladeira 50’s no apartamento de uma chef de cozinha, os pôsteres chamavam muito atenção. Independente do personagem eles eram do começo do século passado, na maioria literalmente vintage.

Era como se toda pessoa tivesse o mesmo gosto na hora de escolher o que colocar na parede. Sitcoms acontecem num universo à parte e no de Friends esses cartazes eram uma coqueluche.

Relembre seis cartazes marcantes na série, ou que merecem nota e algumas histórias sobre eles. A maioria pode, evidente, ser encontrado reproduções para compra online.

- Aux Buttes Chaumont Jouets 

Este anúncio francês de brinquedos estilo art nouveau é talvez o mais marcante em Friends. Ao contrário dos outros, continuou nas 10 temporadas ali atrás da TV no apartamento da Monica e da Rachel.

É criação de Jules Chéret, um pioneiro em cartazes publicitários. Este especificamente é datado de 1885 e graças ao show se tornou popularíssimo.

- La Machine a Coudre Parfaite, Excelsior

Da década de 20, é assinado por Jean d'Ylen para uma fábrica de máquinas de costura. De forma discreta ele aparece em quase todas as temporadas.

Ele é visto nas primeiras temporadas no quarto de Rachel quando a porta está entreaberta. Mais tarde, quando ela vai dividir o apartamento com o Joey o cartaz aparece na sala deles.

- Les Mysteres de New York- Le Matin 

Este pôster de uma cine série francesa de 1915 decorou por muito tempo as paredes do apartamento de Joey e Chandler. Quando sofreram um assaltado (Joey tentou provar a um desconhecido que cabia dentro do armário) foi das poucas coisas que o ladrão deixou.

- Programa dos Jogos Olímpicos de 1980

Ficou sobre a cama de Monica até a terceira temporada. Depois foi substituído por uma arte pop contendo Burt Lancaster e Lizabeth Scott e os dizeres “Film Noir”.

O programa cultural dos jogos russos de 1980 é um raro item de colecionador hoje. Há poucas reproduções dele na internet.

- Vendetta (Lover's Revenge) 

Nas derradeiras temporadas este pôster do filme produzido por Howard Hughes em 1950 apareceu na parede da sala do Joey, depois que Chandler muda-se para o apartamento em frente. É muito mais comum encontrá-lo com o texto “Vendetta” do “Lover's Revenge”.

- The Kiss 

A publicidade do vinho do Porto Ramos-Pinto está numa das primeiras decorações do quarto da Monica. Fundada por Adriano Ramos-Pinto em 1880, a empresa foi das pioneiras na fabricação de vinhos de forma industrial na região do Porto.

Também foi uma das primeiras a importar da França os anúncios em cartazes coloridos. O casal andrógino que aparece em Friends foi criado pelo artista francês Rene Vincent em 1925.

Postar um comentário

6Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Isso me lembrou que a Elaine (Seinfeld) tinha um Schiele bem famoso pendurado na parede do quarto.

    ResponderExcluir
  2. Nusch, vi pouquíssimo de Seinfield. Friends eu assistia religiosamente toda semana.

    ResponderExcluir
  3. Mew só faltou o quadro atrás da TV do apê do Chandler e Joey. Parece ser a cena de um filme antigo em preto e branco.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada por esse post. Quero a parte 2!

    ResponderExcluir
Postar um comentário