Paulo Affonso e Elisinha contraem núpcias

2
Raridade! Veja no player acima ou clicando aqui um filme de casamento no Rio de Janeiro de pessoas comuns, brasileiras, por volta de 1943.

Vai da chegada dos convidados à Igreja do Colégio Santo Inácio em Botafogo à festa! Registros de casamento só se tornariam populares a partir da década de 80 com o VHS.

Algumas pessoas registravam em Super 8 na década de 60 de forma caseira, mas ainda era pouco comum pelo valor do negativo, revelação, etc. Geralmente eram registros caseiros, feitos por algum convidado.

 Portanto, esse documento dos senhores Paulo Affonso Vasconcellos Carvalho e Elisa Lampreia Carvalho é inestimável. Está sem áudio por limitações técnicas da época, mas a filmagem não parece ser coisa de cinegrafista amador, pelas noções de cinema e do uso de bitola semi-profissional.

A elegância dos convidados não faz feio a muito do que era mostrado em Hollywood, nos seus tempos de ouro. Mesma coisa reparou o Dino Napoleão, que primeiro me enviou o link para o You Tube.

Comparando a rua que aparece com as imagens do Google Maps, parece que agora é menos movimentada. Nunca estive lá, pode ser só impressão mesmo por causa do bonde que aparece toda hora.

E eu fiquei curioso pra saber o que aconteceu ao casal. Uma pesquisada rápida tendo como dados apenas o nome deles presente na descrição do vídeo, e cheguei aos arquivos do Jornal do Brasil onde encontrei a seguinte nota publicada em 24 de abril de 2002:
Até que a morte os separou, 59 anos depois!

Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Nossa, acabou virando um post,a década de 40 pra mim é uma das mais bonitas. Muito interessante e earo mesmo esse registro, ah e esse vídeo foi um papo ótimo com minha amiga do facebook Neon Cunha que me apresentou esse vídeo apontando as roupas dessa época.

    ResponderExcluir
  2. Dino, as pessoas estão super na estica. Provavelmente pq era um evento especial.

    ResponderExcluir
Postar um comentário