DNA: Conheça os principais samplers de Twiggy Twiggy

0
Pizzicato Five já possuía boa estrada no Japão quando aportou no ocidente no começo da década de 90. Aproveitando uma brechinha aberta pelo Deee-Lite e de toda a alegria que aqueles anos incertos davam.

Apareceu via Matador Recordes com Made in USA (1994), uma compilação dos três trabalhos anteriores no Japão. Era o auge da febre dos CDs, que coincidiu ao Dólar custando 1 por 1 com o Real, significando ao Pizzicato Five ser conhecido no Brasil ao mesmo tempo que nos EUA, com discos importados muitas vezes pelas próprias lojinhas.

Hoje com internet, lançamentos mundiais significam realmente mundiais. Até aquele ponto, gravadoras menores procuravam selos nacionais para distribuírem artistas aqui, o que às vezes demorava anos e invariavelmente possuíam qualidade gráfica inferior.

Entre os hits, emplacou logo Twiggy Vs. James Bond (Aka Twiggy Twiggy) com um descolado clip cartão-de-visita martelando nas MTVs do mundo todo. Era dançante, bonitinho e exótico (falado em japonês!) o suficiente para gerar amor instantânea.

A música é um caso de trilha sonora de filme sem filme. Um emaranhando de referências à década de 60 com aquele filtro oriental que eles sabem usar tão bem quando querem falar de estéticas ultrapassadas.

Através do Who Sampled é possível conhecer agora elemento a elemento utilizado na música sem precisar ser o nerd de super ouvido e a maior discoteca do planeta. Primeiro, ouça Twiggy Twiggy em si no player abaixo ou clicando aqui.

Lalo Schifrin - Música The Man From Thrush do disco Music From the Motion Picture "Once a Thief" and Other Themes 1965 (sampler aparece aos 0:06)

Dionne Warwick – Música Another Night do disco The Windows of the World 1967 (sampler aparece aos 0:00)

 The Ventures – Música Hawaii Five-O do disco Hawaii Five-O 1969 (sampler aparece aos 0:00 e 0:02)

Jimmy Smith – Música The Cat do disco The Cat 1964 (sampler aparece aos 0:00)

É quase como aquelas receitas culinárias que vão leite condensado e chocolate. Não dava pra ficar com um sabor ruim.

[Ouvindo: Rio de Janeiro – Gary Criss]

Postar um comentário

0Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

Postar um comentário (0)