Vampiro milionário: Comércio post mortem de Bela Lugosi

2


O astro Bela Lugosi morreu na miséria em 1956, mas deixou algo muito mais valioso ao seu filho Bela Lugosi Jr. Sua imagem vale muito, mas muito mais hoje em dia.

Ele trata a imagem do finado pai com o exímio que Disney trataria a do Mickey Mouse, cuidando dos produtos que merecem a marca. Repare que até as action figures oficiais dos Monstros da Universal nunca possuem o rosto de de Bela Lugosi com Drácula.

Recentemente surpreendeu a todos ao tentar colocar em leilão uma capa que alegava ter sido utilizada em Drácula (1931 de Tod Browning). O astronômico lance inicial foi de US $1,200,000 (Mais de 2 milhões e meio em Reais) o que não só afugentou os potenciais colecionadores como consternou os fãs.

Agora, a revelia de Bela Lugosi Jr., surgiu outra capa sendo vendida no eBay, um universo totalmente diferente dos chiques leilões de peças da clássica Hollywood, com irrisório lance inicial de US $99.00. Em péssimo estado de conservação, ela estava num fardo de roupas, compradas num estaleiro de Los Angeles.

O vendedor alega que pertenceu ao ator porque há uma surrada etiqueta com seu nome escrita a caneta. A investigação sobre a história da peça não chegou a consenso algum, exceto de que não é das utilizadas em Drácula da Universal ou Abbott e Costello às Voltas com Fantasmas (Bud Abbott Lou Costello Meet Frankenstein, 1948 de Charles Barton ), únicos em que foi o Conde.

Lugosi foi enterrado com uma capa, mas, de 31 até sua morte, usou inúmeras outras. Viveu fazendo o personagem em eventos (confira uma delas clicando aqui) e personagens similares em toda sorte de produção B.

Se realmente foi dela (acreditando que o nome na etiqueta é legítimo), pode ser que nem pertença a algum filme e sim do acervo pessoal. Uma boa pista disso é seu estado aparentando o desgaste de muito uso.

Informações e imagens são um oferecimento VAMPIRE OVER LONDON: THE BELA LUGOSI BLOG

Veja também:
Nova edição de Drácula usa Lugosi na capa
Bela Lugosi Jr. Vs Tim Burton: Palavrão da discórdia
Trajetória de Bela Lugosi nos arquivos Folha
Na casa de Bela Lugosi
Lugosi de Penetra


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Um dos nossos maiores Dráculas. Uma pena, pois merecia mais respeito e reconhecimento como profissional.

    ResponderExcluir
  2. Lala, hoje ele é bem respeitado. Claro que o povão será sempre povão, correndo atrás do que lhe mandam gostar.

    mas aó já é problema dele. :D

    ResponderExcluir
Postar um comentário