Complexo de vira-lata justificado na TV

3
A Vida Como Ela É (1996/1999)
Admirável o planejamento mercadológico dos norte-americanos, que pensam em preservar tudo o que produzem já nas estreias. Um exemplo simples é existência de Friends agora em HD.

Quando a série começou em 1994, TVs em alta definição, wide, etc, eram mera tecnologia para um futuro próximo e mesmo assim captaram o seriado neste formato. Exibiram e comercializaram no DVD em 4x3 e agora lucram tudo de novo vendendo com mais qualidade de imagem e áudio, de acordo com os atuais televisores.

 Veja nas imagens ao lado o mesmo frame originalmente e agora, com o escopo atual. Na última imagem o que o telespectador ganhou visualmente, além da alta definição.

Enquanto isso, a Globo exibia aqui no Brasil em 2001 (e mesmo alguns anos depois) programas como Os Maias contendo sua conhecida ótima qualidade de produção, mas com captação em 4x3, fita analógica coisa e tal, o que resulta agora num envelhecimento técnico gigantesco.

Todas as minisséries, séries e especiais que ela lança em DVD estão envelhecidas,  assim como o que ela exibe no canal Viva. Mesmo as com pouco mais de dez anos de idade.

Todas, exceto a série A Vida Como Ela É de 1996/1999. Daniel Filho bateu o pé para que fosse rodado em 35 mm e valeu a pena. Embora em 4x3, hoje não dá pra dizer que parte do material tem mais de 15 anos, mesmo assistindo em DVD, não em Blu-Ray continua excelente tal e qual qualquer coisa bem produzida hoje.

Os Maias (2001)
Lembro que havia outras séries que também se esbaldaram nesse custoso benefício acarretado pela utilização de película, como A Justiceira e uma onde a Eva Wilma e a Patrícia Pillar eram médicas. Filho
conseguiu antes, em 1993, produzir a série Confissões de Adolescente na TV Cultura de São Paulo neste formato.

Na novela Renascer (1994) alguns minutos em 35 mm foram amplamente glorificados na mídia. Mas novela a gente até entende que pela sua natureza, são feitas a toque de caixa e as centenas de capítulos elevariam os custos a quantias estratosféricas.

Mas isso tudo não é recente, nem prática que começou na Globo. Basta compararmos a qualidade de um episodio das primeiras temporadas de Jeannie é um Gênio a outro da Família Trapo da TV Record.

O nosso é dois anos mais novo que o deles, mas parece ter sido produzido uns 15 anos antes... Os trechos (!!!) que sobraram parecem estar se esfarelando, pelo que a gente vê em especiais saudosistas da história da televisão.

Jeannie ainda é exibido volta e meia, todas as temporadas foram distribuídas em DVD, enquanto A Família Trapo é mera curiosidade com saudosista. Norte-americanos sabem que podem lucrar com a memória, brasileiros acham que “coisa velha" tem que ir pro lixo.

As imagens de Friends são um oferecimento Sorozat Junkie

[Ouvindo: Kaze Wo Atsumete – Happy End]

Postar um comentário

3Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Recentemente li uma matéria dando conta do destino de maior parte do acervo da Globo, Tupi, etc. Parece que houveram em 4 anos, 3 incêndios, que devastaram o acervo da TV brasileira, deixando-nos somente com a memória. Também constava nessa matéria, que nos idos de 50, 60 e 70, a película para gravação (VHS) era muito caro, então, por medida de economia, REGRAVAVAM sobre programas "antigos"...
    Realmente, americano pensa em preservar a memória, e COM QUALIDADE incomparável, como a foto de Jeannie e Família Trapo bem mostram.
    Lamentável!!!

    ResponderExcluir
  2. Na quinta passada (18/07), a Tv Globo exibiu um episódio de A GRANDE FAMÍLIA repleto de cenas de dez a treze anos atrás, com imagens da época do personagem do Rogério Cardoso. A discrepância com as imagens de 2013 era gritante.

    ResponderExcluir
  3. Eduardo, e mesmo faltando capítulos queimados, eles vendem isso em DVD sem avisar o consumidor.

    Não faz muito tempo rolaram notícias de que o material da Machete estava trancado numa sala sem cuidados mínimos.

    Eduardo, não vi esse episódio de A Grande Família, mas imagino a discrepância. São a mesma leva que eles primeiro lançaram em DVD.

    Aliás, eles nunca lançam temporadas nem nada. Fazem um apanhada dos episódios.

    Cultura popular pra gente é pastel de feira. Fazem para ser consumido na hora e ponto.

    ResponderExcluir
Postar um comentário