De Palma está vivo. Viva De Palma!

2
Quando aquele nosso lado tiete obsessivo (a lá Misery?) fica em paz. Brian De Palma voltou a dar no couro com Passion (2012), do jeitinho que a gente gosta.

Ele trabalhou pouco nos últimos 20 anos, em coisas distantes do brilho das décadas 70 e 80. Aflitivo viver num mundo onde cineastas que a gente curte simplesmente perderam a mão.

 Passion, remake do francês Crime de Amor (Crime d'amour, 2010 de Alain Corneau) é o velho De Palma levando o jovem De Palma num giro pelo lado mais sombrio da Europa elegante. Enfim, o cineasta de novo no universo das (falsas) aparências que dominava tão bem.

Ainda retoma a parceria com o músico Pino Donaggio, desfeita em 1992 com Síndrome de Caim (Raising Cain). Nenhum outro compositor é tão marcante ao cineasta quanto Donaggio, embora só tivessem trabalhado juntos em quatro produções.

A fotografia fria parece familiar e realmente é! Ficou a cargo do espanhol José Luis Alcaine, habitual colaborador de Pedro Almodóvar em filmes como A Má Educação (La mala educación, 2004) e A Pele Que Eu Habito (La piel que habito, 2011).

De uma a dez estrelinhas eu daria oito!

Veja também:
A razão do meu afeto


Postar um comentário

2Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Isso mesmo. De Palma está de volta. E na sua melhor forma! Não empata somente com o filmaço francês que é "Crime de Amor" como oferece uma experiência totalmente inédita com toda a manipulação da imagem e a mistura dos pesadelos com os tormentos reais de sua protagonista. Que esse De Palma continue se manifestando com mais frequência. Meu coração agradece.

    Em tempo: que coisa mais linda de ouvir este novo trabalho Pino Donaggio. Notou que a melodia final é muito similar àquela de "Vestida Para Matar"?

    ResponderExcluir
  2. Alex, tão bom que foi o estopim pra eu rever alguns dos meus favoritos dele. :)

    ResponderExcluir
Postar um comentário