segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pausa para nossos comerciais

Viva o Formicida Guanabara!

Talvez o primeiro viral de sucesso da publicidade nacional. O formicida Guanabara caiu na boca do povo em 1888 graças a uma estratégia de marketing hoje banalíssima.

Quem comprava o produto levava de brinde uma partitura com música escrita por Enrico Borgongino. Lançado no mesmo ano em que a escravidão foi abolida, a polca (sim, POLCA!) é um dos primeiros jingles compostos aqui, embora a história da música na propaganda brasileira comece alguns anos antes.

Sem letra exceto em dois momentos quando o pianista diz “Viva o Formicida Guanabara” para que todos gritassem “Vivaaaaa!”. Muito dançante, ela pegou, chegando a ser tocada nos bailes da época.

Grande façanha num tempo em que o comércio de música se restringia a apresentações ao vivo e distribuição de partituras (as de publicidade publicadas muitas vezes em jornais). Muito, mas muito antes do rádio, TV, LPs, k-7, Cds e MP3.

A bem sucedida história foi relembrada no livro Música e Propaganda de Paulo Cezar Alves Goulart. O grupo Os Matutos executaram o referido jingle numa apresentação em 2009, assista clicando aqui...

 ...E fique com ela martelando na cabeça! Ainda gruda que é uma beleza após 125 anos.

Imagem e informações são um oferecimento Vermute com Amendoim.

[Ouvindo: As Long As I Have You – Elvis Presley]

4 comentários:

Refer disse...

Eu diria que isso aí não é polca, é maxixe, pelo menos na versão do Matutos.

Se bem que, talvez, o maxixe ainda não tinha sido "inventado" em 1888 — teria de consultar meus escritos e alfarrábios, mas a preguiça fala + alto.

Miguel Andrade disse...

Refer, estávamos discutindo isso aqui também. Será que lembra outros estilos pq, pela época, eram todos embrionários?

Refer disse...

Vencida a preguiça, fui lá procurar nos meus escritos — já havia pesquisado um bocado e escrito sobre o assunto. Anota aí: o maxixe é a polca brasileira, tocada improvisadamente com instrumentos de corda (a polca, importada da Europa, era tocada com piano e alguma percussão)

O maxixe, no começo do século XX ficou muito popular e a partir de 1910 deu a volta ao mundo, apelidado 'tango brasileiro'

Aqui, a partir de 6:40, Fred Astaire dança o maxixe
https://www.youtube.com/watch?v=j5TE74e9vAg

Miguel Andrade disse...

Refer, interessantíssimo!!!!

Related Posts with Thumbnails