Mensagens subliminares no cinema

13
O que não faltou foram técnicas para deixar a ida ao cinema ainda mais interessante. Psychorama veio se juntar a coisas mais conhecidas como Cinemascope, Technicolor e 3D.

Também conhecido como “Processo Precon”, Psychorama consiste em salpicar (em poucos e rápidos frames) a imagem do filme com texto ou imagens. A ideia era que o cérebro captasse a mensagem de forma inconsciente.

Esse tipo de comunicação subliminar teria sido adotada por Hollywood a partir do terror My World Dies Screaming/Terror in the Haunted House  (1958 de Harold Daniels).  Em determinada cena caveirinhas pipocavam na tela, cobra aparecia repentinamente num momento de perigo ou palavras destacando emoções.

O resultado, como sabemos, é discutível tanto do ponto de vista ético quanto de funcionalidade. Embora não tenha vingado como diferencial para que alguém escolha qual filme assistir, nunca deixou de ser empregado, mas de forma discreta, sem estar estampado em seu cartaz como em O Exorcista (The Exorcist, 1973 de William Friedkin), um dos títulos conhecidos a aderir ao efeito.

Psychorama  ainda é utilizado como forma de satirizar a manipulação da grande mídia.  Vimos recentemente o recurso em Clube da Luta (Fight Club, 1999 de David Fincher) e Clube dos Pervertidos (A Dirty Shame, 2004 de John Waters que já trabalhou com Odorama!).

Em 2012 o SBT surpreendeu a todos ao inserir frames de anúncios dos produtos Jequiti durante sua programação. Segundo informações daFolha, seria uma novidade trazida por Silvio Santos após visitar agências de publicidade dos EUA.

A segunda imagem é um oferecimento Centro San Giorgio

Veja também:
Cinema interativo é coisa do passado! 
Enfim, Odorama ao alcance de todos! 
Gigantela: CinemaScope made in Brazil 
O incrível Percepto 
Revolução Technicolor


[Ouvindo: Teus ciumes – Dalva de Oliveira]

Postar um comentário

13Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Como chama o profissional que projeta o filme no cinema? Projetista? Digamos que sim.

    Conheci o projetista do Cine Joia nos anos 70 e ele me contou que o cinema inseria imagens de saquinhos de pipoca nos primeiros minutos de projeção para estimular o consumo. Se verdade, os japas do Joia se anteciparam ao Silvio Santos.

    ResponderExcluir
  2. Refer, o museu de grandes novidades. Tudo reciclado!

    Provavelmente é verdade.

    ResponderExcluir
  3. Isso foi no começo dos anos 70; ele me contou que todos os cinemas do bairro da Liberdade (na época existia uma meia dúzia pra mais em atividade) faziam o mesmo.

    Estou achando que projetista é quem faz projetos... projecionista?

    Letícia, socorro...

    ResponderExcluir
  4. Refer, e esse "poder" é bem parecido ao que aparece em O Clube da Luta. O Brad Pitt enxertava pintos grandes em filmes da Disney. rs

    É projecionista mesmo.
    No Houaiss:
    Projecionista
    adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros
    Rubrica: cinema.
    encarregado da projeção de filmes para o público e da guarda e conservação do projetor

    ResponderExcluir
  5. E a mensagens safadinhas dos desenhos da Disney hein, acho que fui influenciado.

    ResponderExcluir
  6. Glauco, isso é lenda! Hahaha! Coisa de quem vê chifre em cabeça de cavalo.

    ResponderExcluir
  7. Miguel, não é lenda não! Quer dizer, alguns casos eu até olho descrente, mas um deles eu vi...

    Minha prima tem a versão d'A Pequena Sereia em VHS, aquele da década de 90. Há uns anos, fui assistir, sei lá porque, e aquilo que falam, sobre o padre ficar "ereto" durante a celebração do casamento é real, rs.

    ResponderExcluir
  8. Daniel, não creio! Hahahahaha! Como eles iam colocar uma baixaria desse num investimento tão alto?

    Bom motivo pra eu assistir a versão em DVD. hahaha!!!

    ResponderExcluir
  9. O único caso de "sexo" na animação da Disney que eu conheço foi uma centaurazinha topless que apareceu (acho) em Fantasia. Foi publicado na série 'A História do Sexo no Cinema" da PlayBoy original, no final dos anos 60, com reprodução de um fotograma.

    ResponderExcluir
  10. poots, achei a sequência no YouTube.

    http://www.youtube.com/watch?v=PKTJyyZ-Igw&NR=1&feature=endscreen

    São várias centaurazinhas topless, uma delas é bem "explicita".

    ResponderExcluir
  11. Refer, lembro que isso era comentado pra caramba até nos anos 90. Depois teve o caso do frame com toples na versão de Bernardo e Bianca em Laser Disc.

    ResponderExcluir
  12. É, tem essa parada na "restauração" das versões em VHS, DVD e Bluray. (Aliás, é bluray, blueray ou blue-ray?)

    Mas, de verdade, eu vi. O padre fica excitado, rsrsr.

    Há uns anos atrás, quando descobri essa coisa de mensagem subliminar, comecei a ler bastante sobre. Tive uma curiosidade quando fui ver "O Exorcista" e aparecia umas fotos de um rosto todo branco; e eu não entendia o porque daquela sequência aparecer (ok, eu tinha 16 anos, deem um desconto, rsrs).

    E depois foi ver e pesquisar sobre o cartaz de "O Silêncio dos Inocentes", ver o Clube da Luta e seu pintão estranho no final...

    Infelizmente, hoje, ela é muito usada para fins comerciais. Que é enfiar um produto goela abaixo...
    E voltando lá na Disney, tenho um tia, mestre em psicologia, que em meados da década de 90 foi fazer um curso lá nos EUA sobre o submundo da Disney e a forma como aquilo funciona. Então eu acredito em algumas coisas que falam, rs.

    ResponderExcluir
  13. Daniel, na dúvida escrevo BR. rs

    O do poster do Silêncio dos Inocentes fiz um post aqui faz um tempinho. É uma referencia aquela foto com o Dali.

    ResponderExcluir
Postar um comentário