Quando a segunda vez é mais difícil

4
Cinema parece ser a arte onde a primeira vez é mais fácil. Pelo menos listamos sem dificuldade gente que alcançou grande sucesso de crítica e público logo no filme de estreia.

Continuar com o mesmo gás é que são elas. Até Billy Wilder, um dos maiores cineastas que o mundo já conheceu confessa ter dado uma tremida com Cinco Covas No Egito (Five Graves to Cairo, 1943), segundo longa.

Leia a seguir as palavras do próprio, retiradas da biografia Billy Wilder e O Resto É Loucura, sobre a arriscada segunda tentativa:

“Naturalmente, também no meu segundo filme me caguei todo. O segundo filme é o mais difícil, porque é preciso mostrar que o primeiro não foi bom por puro acaso. A gente fica sob pressão de mostrar capacidade. É a mesma coisa que um homem que tem coragem de pular do terceiro andar de um prédio. Alguém vem e diz ao sobrevivente: ‘Agora pule do sexto andar. Certamente isso você não conseguirá fazer!’, e ele diz: ‘É claro que consigo!’. Ele pula e morre.”

Wilder pulou, não morreu e ainda fez dezenas de outros filmes. A boa maioria deles nada menos do que obras-primas.

[Ouvindo: Hotel P.L.M. – Astor Piazzolla]

Postar um comentário

4Comentários

Antes de comentar, por favor, tenha consciência de que este espaço é disponibilizado para a sua livre opinião sobre o post que você deve ter lido antes.

Opiniões de terceiros não representam necessariamente a do proprietário do blog. Reserva-se o direito de excluir comentários ofensivos, preconceituosos, caluniosos ou publicitários.

  1. Acho que esse fenômeno acontece em outras artes também: o segundo álbum, a segunda peça...

    Quando o primeiro é bom, o segundo tem que ser ainda melhor. Que pressão!

    PS: vida longa ao la dolce vita!! =D

    ResponderExcluir
  2. Pris, sim! Mas eu só reparo ao cinema. haha! :D

    ResponderExcluir
  3. Você é um daqueles que dizem " Vá ao teatro... Mas não me chame!"? hauhaauhaau

    (Tenho uma amigo - cinéfilo e estudante de cinema - que tem uma blusa com esses dizeres!)

    ResponderExcluir
Postar um comentário